Búzios também caminha para implantação do programa no município
Cabo Frio optou pela Moeda Social para enfrentar a desigualdade social e econômica no município. O programa “Moeda Social Itajurú” será oficialmente lançado nesta sexta-feira (29), às 10h. A solenidade acontecerá no Ciep Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, no bairro Manoel Corrêa, o local foi escolhido para ser a primeira fase do projeto. Neste início serão 500 famílias em situação de vulnerabilidade que serão beneficiadas pelo valor de 200 itajurús, como é chamada a moeda.
A distribuição dos cartões já começará no dia do lançamento, ao final da cerimônia. Por motivos de transparência ao processo, os nomes das famílias que serão contempladas pelo programa serão divulgados nos próximos dias no Diário Oficial do município.
Os primeiros testes com os comerciantes já foram feitos no último sábado (23), com presença do prefeito José Bonifácio e da equipe do Instituto E-Dinheiro Brasil, a organização vencedora do certame de chamamento público que irá gerir as transações financeiras da moeda.
No dia anterior o Termo de Colaboração com o Instituto foi assinado. O extrato de homologação e adjudicação de licitação a Organização da Sociedade Civil vencedora do chamamento público n° 001/2021 foi publicado na segunda-feira (18), no Diário Oficial da Prefeitura. O Instituto será responsável pela implantação do Banco Comunitário Digital de Cabo Frio e pela gestão da Moeda.
Moeda Social em Búzios
Em setembro deste ano, o vereador Raphael Braga fez uma indicação ao executivo para a criação de uma Moeda Social. Segundo documento entregue, ficará a cargo do governo municipal a decisão de como serão feitas as transações que vão beneficiar a população buziana. Ainda não há detalhes de como será feita a aplicação e, segundo a assessoria do governo municipal, o projeto ainda aguarda a sanção do prefeito Alexandre Martins.
Segundo o parlamentar idealizador do projeto, a ideia veio tendo em vista a situação econômica em meio a pandemia. Búzios é uma cidade turística que vive da alta temporada e, assim como cidades que têm essa atividade econômica, foi extremamente prejudicada. Em um vídeo publicado no Instagram, ele diz que acredita que a moeda vai trazer muitos benefícios ao município. “Acredito que agora a moeda social possa ser uma resposta para uma mudança verdadeira para a economia da cidade”, explica ele.
O que é a Moeda Social?
A moeda é uma alternativa utilizada por determinado grupo e local. O propósito do projeto social é a fomentação da economia, fazendo com que o dinheiro circule pela própria comunidade, no qual, pessoas de baixa renda e comerciantes locais são contemplados.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.