Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 3
  • Cabo Frio: Ano letivo da rede municipal tem início previsto para o dia 24 de maio

Cabo Frio: Ano letivo da rede municipal tem início previsto para o dia 24 de maio

Imagem: Reprodução | SIC Notícias
Imagem: Reprodução | SIC Notícias

Aulas irão retornar em formato remoto em todas as unidades escolares

O ano letivo da rede municipal de ensino em Cabo Frio iniciará daqui duas semanas, no dia 24 de maio. Por causa da pandemia, as aulas serão no formato online, não presencial, e o conteúdo pedagógico e as atividades ficarão disponíveis na plataforma Google Sala de Aula.

Segundo o secretário de Educação Flávio Guimarães, o material didático que será utilizado foi formulado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, incluindo vídeos para cada etapa do ensino.

A princípio o ano letivo de 2021 começaria no dia 10 de maio, mas devido ao agravamento da pandemia, a Secretaria de Educação optou por adiar a volta às aulas para a manutenção dos padrões de segurança.

“Vivemos uma época sem precedentes, em que todo cuidado é pouco. Optamos por fazer tudo com muito planejamento e segurança. Iniciaremos o ano letivo com aulas não presenciais. Estudamos muito e adaptamos várias possibilidades à realidade da rede municipal de ensino. A partir do dia 24, o aluno vai poder acessar a plataforma e vai encontrar as atividades para a série que ele está cursando, além de outros materiais de apoio, como vídeos e podcast”, explica Flávio Guimarães.

Ainda segundo o secretário, o aluno que não tiver acesso à internet, ou que tiver dificuldade para imprimir o material, terá acesso às apostilas físicas que serão distribuídas nas escolas da rede municipal. Será necessário apenas o aluno ou responsável ir ao colégio onde está matriculado para pegar o material. Aos que tem acesso à internet o conteúdo estará na plataforma.

SOBRE A PLATAFORMA GOOGLE

Para o ano letivo de 2021 a rede municipal vai usar a plataforma Google Sala de Aula, que tratará mais interatividade entra alunos e professores. Mas, a antiga plataforma ainda será mantida com as mesmas atividades, para que aqueles que tenham dificuldades no novo sistema não deixem de ter acesso ao conteúdo.

Segundo o secretário-adjunto de Tecnologia da Educação, Sandro Henrique, a migração para o novo sistema será de forma gradual. As atividades estarão nas duas plataformas até que todos estejam inteirados da nova plataforma. “Nela, tanto os alunos quanto os professores terão à disposição várias ferramentas para desenvolver o conteúdo. Um exemplo são as vídeo-aulas que o professor poderá disponibilizar para os alunos, além de outros vídeos e atividades. Desta forma, sairemos do modelo da apostila simples, para um que vai promover mais interação entre as partes envolvidas”, explica Sandro.

Para os alunos que tiverem algum tipo de dúvida basta preencher o formulário Google que os professores responderão, facilitando a comunicação entre as duas partes.

Para a capacitação dos professores e diretores das escolas a Secretaria de Educação realizou cursos para que as categorias possam trabalhar com a tecnologia.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras