Search
Degradê com CSS
Publicidade

Cabo Frio aguarda aprovação da Câmara para implantação de moeda social

De acordo com a gestão municipal, o projeto piloto da moeda será lançado no bairro Manoel Corrêa. Imagem: André Dias | Reprodução.
De acordo com a gestão municipal, o projeto piloto da moeda será lançado no bairro Manoel Corrêa. Imagem: André Dias | Reprodução.
Publicidade

Sub- Programa de transferência de renda de iniciativa da Prefeitura beneficiará 500 famílias em situação de vulnerabilidade

Com o avanço da pandemia da Covid-19 no Brasil, desde o início de 2020, a economia do país e de muitos municípios foi afetada, o que trouxe reflexos principalmente, nas camadas mais pobres da população. Como estratégia de impulsionar o poder de compra, alguns governos municipais, principalmente na região Costa do Sol, têm pautado propostas de moedas sociais e transferências de renda, que ganham cada vez mais destaque.

A estratégia funciona como solução para buscar equidade na distribuição de renda. A moeda social é um projeto em funcionamento na cidade de Maricá e já serve como base de estudos em Macaé. Agora, o município de Cabo Frio também busca implantar a medida.

Questionada pela Prensa, a Prefeitura informou que o Projeto de Lei que institui a Moeda Social “Itajuru” foi enviado para a Câmara Municipal para ser discutido e votado pelos vereadores. O projeto será lançado após a aprovação pelo Poder Legislativo.
Segundo o órgão, a proposta é que, inicialmente, sejam atendidas 500 famílias com R$ 200 por mês, cada uma. O projeto piloto será lançado no bairro Manoel Corrêa, onde a moeda será aceita pelos estabelecimentos comerciais cadastrados.

A Prefeitura ressaltou que a iniciativa será destinada às famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, inscritas no CadÚnico do Governo Federal, e tem como objetivo reduzir a desigualdade social e fomentar a economia local.

MARICÁ – MUMBUCA

Mumbuca, moeda social de Maricá. Imagem: PMM | Divulgação

Em Maricá, ‘Mumbuca’ tem o nome em homenagem ao rio que corta vários bairros da cidade. A moeda é bastante usada na cidade, tendo sido criada em 2013, no governo de Washington Quaquá, e foi continuada pelo atual prefeito Fabiano Horta.

Ela inicialmente surgiu para o pagamento de um benefício de renda mínima pela prefeitura de Maricá. Porém, na pandemia o projeto se expandiu, e o auxílio para 23 mil desses moradores foi ampliado para 1.045 mumbucas (equivalentes a um salário mínimo), o que ajudou a socorrer quem ficou sem trabalhar na crise e foi uma medida econômica importante.

Palma, a primeira moeda social criada no Brasil. Internet/Reprodução.

Outros estados do Brasil também já utilizam projetos como estes, como é o caso da Palma, a primeira moeda social criada no país. A moeda foi criada pela própria comunidade do Conjunto Palmeiras, localizado no sul de Fortaleza, Ceará, em 1998.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Radares desligados em rodovias do RJ geram dúvidas e preocupações entre motoristas

Deputado Yuri Moura anuncia na Alerj criação de grupo para revisar contratos da Prolagos; concessionária se pronuncia

Giro Cultural agita Macaé com programação de arte, literatura, música e cinema

Buchecha comanda show na inauguração de cinema em São Pedro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade