Menu

Cidades

  • Home
  • Búzios
  • Cabeamento subterrâneo é alternativa para evitar poluição visual em Búzios

Cabeamento subterrâneo é alternativa para evitar poluição visual em Búzios

Fiação exposta é desafio para quem deseja registrar os momentos no balneário, principalmente para fotógrafos
Rua das Pedras, Búzios | Imagem: Matheus Coutinho
Rua das Pedras, Búzios | Imagem: Matheus Coutinho

Búzios chama a atenção de turistas nacionais e internacionais pelas belezas naturais que cercam a península. Porém, alguns detalhes podem afetar a paisagem da cidade e poluir visualmente os registros dos visitantes e até mesmo de quem trabalha com fotografia. Com fiação exposta nos postes formando um emaranhado visual, em alguns casos até soltas no chão, é preciso se esquivar ou usar o recurso da edição.

Para Jhey Correia, que é fotógrafa profissional, os fios dos postes atrapalham visualmente os trabalhos de fotografia. Apesar de procurar diferentes ângulos para evitar que o excesso de fio apareça nos registros, às vezes é quase impossível.

“Tirar os fios de foto em foto é muito trabalhoso, se não estivessem aparecendo, com certeza ajudaria não só o trabalho de nós fotógrafos, mas de todos que param pra admirar as belezas da cidade”, destacou ela.

No final de 2021, a Enel deu início à instalação dos dutos subterrâneos para fiação na Praça do Inefi, na Rasa. A solicitação para a mudança foi realizada pelo executivo. À época, o prefeito Alexandre Martins, disse que o excesso de fios nos postes atrapalha a distribuição de energia, o tráfego de pedestres e veículos da cidade, além de descaracterizar o paisagismo da praça, o primeiro local a receber o sistema de dutos subterrâneos. Na coletiva de imprensa, realizada em março, ele voltou a falar no assunto e disse que um dos projetos é fazer essa substituição dos fios por cabeamento subterrâneo. Oficialmente a pauta ainda não saiu do papel.

O arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, “pai” do Estilo de Búzios, acredita que a península já deveria ter implantado a fiação subterrânea no município. “Não apenas pela poluição visual, mas, também, pela segurança dos moradores e turistas do nosso balneário e pela economia a longo prazo do erário público com a manutenção”, explica Octavio.

Imagem de poste na Rua das Pedras. | Foto: Matheus Coutinho.

Para Kiki Reis, consultora em Turismo e Administração, a cidade precisa de um atrativo, um diferencial. Além do cabeamento subterrâneo, ela acredita que é necessário trabalhar a “beleza cênica” da cidade colocando padrão para os postes e fachadas.

“Além de usar as belezas naturais da cidade como atrativa, é necessário cuidar do município para oferecer uma boa infraestrutura e locais que encantam, para que possam atrair pessoas do mundo inteiro também, pelo charme das ruas e fachadas”, comenta ela na rede social.

A consultora em Turismo e Administração, publicou um projeto desenvolvido pelo Escritório Técnico Raja Gabaglia, que beneficia uma área de 1.400.000m2. O projeto se divide em quatro composições, e as seguintes tipologias: Um tipo de luminária para a orlas, praças, avenidas e ruas. É possível ver o projeto através deste link.

A Prefeitura de Búzios disse que o projeto de instalação do cabeamento subterrâneo oficialmente ainda não tem data para ser implantado.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Alexandre Martins comemora a decisão- créditos: frame vídeo nas redes sociais do prefeito

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

Trolley-da-Home-2000-x-1263

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Bandeira do Aretê Búzios Golfe Clube no magnífico cenário do campo de golfe -  fotos por Mariana Ricci e Grupo Prensa de Babel

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Divulgação

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos