Pular para o conteúdo
Search

Cabeamento subterrâneo é alternativa para evitar poluição visual em Búzios

Fiação exposta é desafio para quem deseja registrar os momentos no balneário, principalmente para fotógrafos
Rua das Pedras, Búzios | Imagem: Matheus Coutinho

Búzios chama a atenção de turistas nacionais e internacionais pelas belezas naturais que cercam a península. Porém, alguns detalhes podem afetar a paisagem da cidade e poluir visualmente os registros dos visitantes e até mesmo de quem trabalha com fotografia. Com fiação exposta nos postes formando um emaranhado visual, em alguns casos até soltas no chão, é preciso se esquivar ou usar o recurso da edição.

Para Jhey Correia, que é fotógrafa profissional, os fios dos postes atrapalham visualmente os trabalhos de fotografia. Apesar de procurar diferentes ângulos para evitar que o excesso de fio apareça nos registros, às vezes é quase impossível.

“Tirar os fios de foto em foto é muito trabalhoso, se não estivessem aparecendo, com certeza ajudaria não só o trabalho de nós fotógrafos, mas de todos que param pra admirar as belezas da cidade”, destacou ela.

No final de 2021, a Enel deu início à instalação dos dutos subterrâneos para fiação na Praça do Inefi, na Rasa. A solicitação para a mudança foi realizada pelo executivo. À época, o prefeito Alexandre Martins, disse que o excesso de fios nos postes atrapalha a distribuição de energia, o tráfego de pedestres e veículos da cidade, além de descaracterizar o paisagismo da praça, o primeiro local a receber o sistema de dutos subterrâneos. Na coletiva de imprensa, realizada em março, ele voltou a falar no assunto e disse que um dos projetos é fazer essa substituição dos fios por cabeamento subterrâneo. Oficialmente a pauta ainda não saiu do papel.

O arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, “pai” do Estilo de Búzios, acredita que a península já deveria ter implantado a fiação subterrânea no município. “Não apenas pela poluição visual, mas, também, pela segurança dos moradores e turistas do nosso balneário e pela economia a longo prazo do erário público com a manutenção”, explica Octavio.

Imagem de poste na Rua das Pedras. | Foto: Matheus Coutinho.

Para Kiki Reis, consultora em Turismo e Administração, a cidade precisa de um atrativo, um diferencial. Além do cabeamento subterrâneo, ela acredita que é necessário trabalhar a “beleza cênica” da cidade colocando padrão para os postes e fachadas.

“Além de usar as belezas naturais da cidade como atrativa, é necessário cuidar do município para oferecer uma boa infraestrutura e locais que encantam, para que possam atrair pessoas do mundo inteiro também, pelo charme das ruas e fachadas”, comenta ela na rede social.

A consultora em Turismo e Administração, publicou um projeto desenvolvido pelo Escritório Técnico Raja Gabaglia, que beneficia uma área de 1.400.000m2. O projeto se divide em quatro composições, e as seguintes tipologias: Um tipo de luminária para a orlas, praças, avenidas e ruas. É possível ver o projeto através deste link.

A Prefeitura de Búzios disse que o projeto de instalação do cabeamento subterrâneo oficialmente ainda não tem data para ser implantado.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.