Búzios chama a atenção de turistas nacionais e internacionais pelas belezas naturais que cercam a península. Porém, alguns detalhes podem afetar a paisagem da cidade e poluir visualmente os registros dos visitantes e até mesmo de quem trabalha com fotografia. Com fiação exposta nos postes formando um emaranhado visual, em alguns casos até soltas no chão, é preciso se esquivar ou usar o recurso da edição.
Para Jhey Correia, que é fotógrafa profissional, os fios dos postes atrapalham visualmente os trabalhos de fotografia. Apesar de procurar diferentes ângulos para evitar que o excesso de fio apareça nos registros, às vezes é quase impossível.
“Tirar os fios de foto em foto é muito trabalhoso, se não estivessem aparecendo, com certeza ajudaria não só o trabalho de nós fotógrafos, mas de todos que param pra admirar as belezas da cidade”, destacou ela.
No final de 2021, a Enel deu início à instalação dos dutos subterrâneos para fiação na Praça do Inefi, na Rasa. A solicitação para a mudança foi realizada pelo executivo. À época, o prefeito Alexandre Martins, disse que o excesso de fios nos postes atrapalha a distribuição de energia, o tráfego de pedestres e veículos da cidade, além de descaracterizar o paisagismo da praça, o primeiro local a receber o sistema de dutos subterrâneos. Na coletiva de imprensa, realizada em março, ele voltou a falar no assunto e disse que um dos projetos é fazer essa substituição dos fios por cabeamento subterrâneo. Oficialmente a pauta ainda não saiu do papel.
O arquiteto e urbanista, Octavio Raja Gabaglia, “pai” do Estilo de Búzios, acredita que a península já deveria ter implantado a fiação subterrânea no município. “Não apenas pela poluição visual, mas, também, pela segurança dos moradores e turistas do nosso balneário e pela economia a longo prazo do erário público com a manutenção”, explica Octavio.
Para Kiki Reis, consultora em Turismo e Administração, a cidade precisa de um atrativo, um diferencial. Além do cabeamento subterrâneo, ela acredita que é necessário trabalhar a “beleza cênica” da cidade colocando padrão para os postes e fachadas.
“Além de usar as belezas naturais da cidade como atrativa, é necessário cuidar do município para oferecer uma boa infraestrutura e locais que encantam, para que possam atrair pessoas do mundo inteiro também, pelo charme das ruas e fachadas”, comenta ela na rede social.
A consultora em Turismo e Administração, publicou um projeto desenvolvido pelo Escritório Técnico Raja Gabaglia, que beneficia uma área de 1.400.000m2. O projeto se divide em quatro composições, e as seguintes tipologias: Um tipo de luminária para a orlas, praças, avenidas e ruas. É possível ver o projeto através deste link.
A Prefeitura de Búzios disse que o projeto de instalação do cabeamento subterrâneo oficialmente ainda não tem data para ser implantado.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.