Município precisou interromper aplicação da primeira dose por falta de estoque
A Prefeitura de Búzios vai receber, neste sábado (10), novas doses da vacina contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Búzios, Leônidas Heringer. A aplicação da primeira dose havia sido interrompida nesta sexta-feira (9) por falta de estoque. O município ainda não sabe a quantidade de doses que virão.
De acordo com o governo, mais de 700 pessoas receberam as doses na quinta-feira (8), conforme calendário previsto para o público da faixa etária de 40 a 44 anos. Segundo o secretário, existia uma previsão de entrega dos imunizantes para quinta-feira, mas como não ocorreu, o município precisou interromper a aplicação até a chegada de uma nova remessa.
“Nós não guardamos vacina, não fazemos estoque. Quando os imunizantes chegam são direcionadas logo para os postos para seguir o plano de imunização”, explicou o secretário esclarecendo que o agendamento para aplicação da segunda dose está mantido.
O anúncio da suspensão temporária foi feito na noite de quinta-feira. Mas, apesar da divulgação nas redes sociais do governo, na manhã desta sexta, um grupo de pessoas aguardava em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Geribá para receber a vacina, quando foi informado sobre a necessidade de aguardar um novo calendário.
A reportagem procurou o Ministério da Saúde sobre a possibilidade de ampliar o número de doses para o município, mas foi informada que a “estratégia de vacinação é definida semanalmente, entre estados, municípios e União, a partir das entregas feitas pelos laboratórios”.
A instituição disse ainda que “a cada nova distribuição são publicados informes técnicos com a orientação de como devem ser usadas essas doses”, e ressaltou que “a recomendação da pasta é de que estados e municípios sigam as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), pactuadas semanalmente entre todos os entes federativos”.
O município aguarda o recebimento das doses, que são distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde, para retomar a vacinação. A previsão é que um novo calendário seja divulgado na próxima segunda-feira (12).
A vacinação da primeira dose, em Búzios, ocorre em todos os postos, de terça a sexta-feira, somente na parte da manhã, com o revezamento de unidades durante a semana: cinco por dia. Na parte da tarde, a imunização é voltada para a segunda dose, já agendada na primeira aplicação.