O ano de 2023 promete ser de novidades no campo da Cultura e do Patrimônio Cultural em Armação dos Búzios. O secretário que atende pela área, Luiz Romano de Souza Lorenzi confirmou para à Prensa que, em breve, serão lançados dois editais, um deles para a instalação de um monumento em homenagem à figura do pescador, na Praça Santos Dumont, e outro, para a criação de um Museu, em local a ser divulgado. Fontes da Prensa apontam imóvel histórico na Praia da Armação como local escolhido para instalação do novo equipamento público.
De acordo com Lorenzi, a parte burocrática já está em andamento para que, brevemente, todos os detalhes sejam divulgados.
“O processo já foi aberto da estátua), está tramitando e em breve será publicado. Sobre o museu, o processo está tramitando e, em breve, estaremos fazendo um evento para apresentar o projeto e o conceito museológico que será implantado”, disse, sem entrar em maiores detalhes.
O secretário adiantou apenas que o Museu será instalado em um prédio histórico, e que o anúncio será feito, assim que for concluído o processo de reunir a documentação.
Município que tem origem em um antigo vilarejo de pescadores, e que se emancipou de Cabo Frio em 1995, Búzios tem na figura dos trabalhadores do mar uma grande identidade cultural, tanto que não será a primeira homenagem feita a eles. A famosa escultura dos Três Pescadores, da artista plástica Christina Motta, instalada no Village, é internacionalmente conhecida. Segundo o secretário, a nova homenagem é mais que merecida.
“Nossos pescadores são os nossos heróis do mar”, concluiu Lorenzi.