A Prefeitura de Armação dos Búzios promete apertar a fiscalização aos motociclistas que trafegarem com os veículos que tenham adulteração no escapamento, gerando muita poluição sonora nas ruas da cidade. Além de apertar o cerco às motos barulhentas, em resposta a um questionamento da Prensa, o governo municipal buziano informou que todos os trâmites legais para criação do depósito municipal estão sendo realizados.
A Prefeitura entende que a criação do depósito, prevista na Lei Municipal nº 1.702, de 17 de dezembro de 2021, possa inibir a circulação das motocicletas com o escapamento adulterado, problema que tem perturbado moradores, turistas, visitantes e comerciantes, abrindo caminho para a criação de um abaixo-assinado, conforme noticiado nesta quarta-feira (16).
O objetivo da mobilização popular é obrigar a Prefeitura e a Polícia Militar a discutir estratégias de combate ao problema, que se intensifica na alta temporada.
“As Secretarias do Ambiente e de Seguranças Públicas vem ao longo do ano de 2021 e 2022 realizando diversas blitz para fiscalização das motos, essas ações tem como objetivo orientar, multar e conscientizar que os condutores sigam as normas vigentes e cumpra o uso correto dos escapamentos das motos”, diz a nota da Prefeitura.
A Polícia Militar também se manifestou, informando que a corporação vem realizando operações conjuntas com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) sistematicamente para fiscalizações de trânsito. O texto diz ainda que o 25ºBPM (Cabo Frio) atua em apoio ao Detran em rotineiras em diversos locais nos sete municípios da Região do Lagos da área de policiamento do batalhão.