Pular para o conteúdo
Search

Búzios Va’a Clube é destaque no esporte apenas três anos após fundação

O Búzios Va’a Clube vem se destacando nas competições de canoa havaiana, como na primeira etapa do circuito estadual realizada em Búzios, no interior do Rio de Janeiro. Os atletas do Clube tiveram destaque nas últimas competições que participaram, um terceiro lugar no 500 metros de velocidade no brasileiro, segundo lugar nos 1000 metros de velocidade no brasileiro equipe 60+ e a mesma equipe 60+ ficou com o terceiro lugar no estadual.
O Clube, fundado no final de 2016 por três amigos, é gerido atualmente por apenas por um deles, Rômulo de Castro Sobral. “A gente começou o trabalho em 2016, a canoa havaiana já existia, mas em formato de clube foi o primeiro”, disse.

 

Atletas do Clube em dia de treino. Foto: Búzios Va’a
Em 2018 foi o primeiro ano de competição oficial pelo Búzios Va’a e ficando em nono lugar do Estado do Rio com uma equipe estreante. “A gente viu que estava no caminho certo, eu tento fazer um conexão entre o surf e a canoa porque são inteiramente ligados. O surf descendeu da canoa, faço parte da Associação de Surf, então tenho grandes amigos surfistas que remam com a gente, é a nossa equipe principal”, explica Rômulo. 
Equipe +60 do Búzios Va’a. Foto: Búzios Va’a

No ano seguinte, em 2019, o clube foi federado, e começou a competir profissionalmente. Apenas confederados podem disputar o campeonato brasileiro da modalidade e com uma boa classificação em torneios nacionais, garantindo vagas para competições internacionais. Na categoria velocidade, em Niterói, no começo de 2019, o Búzios Va’a conquistou duas medalhas: uma de prata de uma de bronze com a equipe 60+. “São lindas meninas com mais de 60 anos, que remando garantiram vaga pro mundial no Havaí. Vão representar o Brasil no mundial de 2020”,falou Rômulo.

Na etapa disputada em “casa”, o Va’a buziano fez história ao levar a medalha de bronze na categoria 60+. Além disso, foram inscritas 6 equipes, com 29 atletas disputando o circuito estadual.  “Estamos sempre buscando acrescentar mais, cada vez mais. Nosso trabalho é a longo prazo, então a gente quer que as pessoas remem, que comecem a remar aos 40 e cheguem aos 110 anos remando”, falou.
Rômulo conta um pouco da rotina e como são os treinamentos no va’a. “Nossos treinamentos são diários, remamos todos os dias da semana. Mas de segunda a sábado a gente funciona de 6h  às 7h30 e às 9h. Mês que vem a gente vai abrir um horário na parte da tarde para poder atender os adolescentes que estudam na parte da manhã. Estamos querendo montar equipes que seriam juniores de 16 a 19 anos”, relatou.

Leonardo Thibau, um dos atletas do Búzios Va’a na categoria 40+ fala sobre o seu início na canoa e sobre a equipe. “Iniciei o remo na canoa havaiana há 4 meses, mas surfo desde criança o que facilita no aprendizado do esporte. Búzios Va’a representa para mim uma família, onde todos buscam ajudar uns aos outros no aperfeiçoamento da remada e na evolução como um clube campeão e formador de atletas de ponta”, disse.

Leo, como é conhecido no grupo, diz acreditar muito no potencial do clube e se considera um competidor de alto rendimento. “Me considero um atleta privilegiado por remar no primeiro Clube de Va’a da nossa cidade. Treino forte para um dia estar entre os melhores remadores da categoria 40+, sob o comando do Capitão Rômulo e de sua esposa Nat. Nossos treinos são fortes e sempre evolutivos. Em breve nosso clube trará muitas medalhas e títulos para Armação dos Búzios”, afirmou.

Evelyn Augusta, uma das atletas que conquistaram a medalha de bronze na última etapa do estadual da modalidade conta como foi o seu começo no esporte. “Há onze anos me mudei para Búzios. Vi em Cabo Frio as canoas havaiana, me interessei por elas e comecei a remar. Eu ia à Cabo Frio para remar às 6h. Estava construindo a minha casa e ao final de dez meses minhas idas se tornaram inviáveis. Dez anos depois soube que haviam criado em Búzios um clube, o Búzios Va’a. Me inscrevi e já estou na equipe há 2 anos, caminhando para o terceiro. O clube para mim é um lugar onde treino o esporte que gosto, encontro pessoas com um objetivo comum e onde conheci pessoas muito especiais”, explica.

A esportista revelou, ainda, seguir aprendendo com o esporte. “Me considero uma atleta dedicada, aprendendo no Búzios Va’a. Sempre fiz esportes. Há algum tempo já fazia esportes solitários. A canoa me trouxe a convivência com outros atletas, a aceitação do outro e a adaptação com as diferenças. Um crescimento como ser humano. Compartilhar vitórias e derrotas é muito importante, e remar em Búzios é um privilégio”, finalizou.

O Clube conta com preparador físico, Rodrigo Totem; treinadora, Claúdia Sá, e com parcerias das academias WorkOut e P8. 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.