Pular para o conteúdo
Search

Búzios ultrapassa a marca de 600 casos confirmados de coronavírus

O número de pacientes infectados foi menor em outubro em comparação com o mês de setembro 

Búzios encerra o mês de Outubro superando a marca de 600 casos confirmados de coronavírus. São 96 casos confirmados da doença em 31 dias, totalizando 602. No mês de setembro foram registrados 134 casos da doença. A taxa de ocupação no Hospital Municipal Rodolpho Perrisé é de 10% dos 17 leitos destinados a Covid-19. 

Até o momento foram atendidas 3519 pessoas e deste total, foram descartados 2315 casos. Outros 29 pacientes confirmados aguardam investigação em isolamento domiciliar. 563 pessoas não mais apresentam sintomas da doença.

O maior número de casos está na faixa etária dos 31 a 45, o que revela que as pessoas jovens continuam sendo as mais infectadas. Os pacientes estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: 19 confirmados entre 0 e 15 anos, 151 entre 16 e 30 anos, 288 entre 31 e 45 anos, 90 entre 44 e 60 anos e 53 acima dos 60 anos.

Os bairros mais atingidos são Manguinhos com o maior número de contaminações (221), seguido de Rasa (117) e Vila Verde (42), levando em conta a proximidade entre esses dois últimos bairros e somando os dados são 148 casos na chamada ‘Grande Rasa’.

Em seguida os registros são em Cem Braças (42), São José Gonçalves (26), São José (29), Brava (27) e Ferradura (18). Além de Baía Formosa (7) e Capão (13). Classificados na zona amarela estão Tucuns (03), Geribá (4), Tartaruga (1), Vila Caranga (3) e Ossos (2).

As informações sobre o Covid-19 são atualizadas todos os dias no site da prefeitura.

Mortes

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus em Búzios, permanece no boletim municipal em 10. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registra um número maior, contabilizando 14 pacientes que perderam a vida para a doença. A Prefeitura de Búzios contesta os números e diz que há divergência. 

Em nota enviada à Prensa em 13 de Outubro, o governo municipal alega que “a discrepância entre os dados do Estado e os da Prefeitura de Búzios acontecem (sic) desde a primeira morte pela Covid-19. O município por sua vez sempre tentou o diálogo e, por algumas vezes, o Estado corrigiu a informação divulgada erradamente por eles”.  

Apesar da nota, o boletim da SES permanece apresentando 14 mortes, três mulheres e 11 homens, sendo a mais recente em 19 de setembro, um homem de 74 anos. Uma média de duas mortes por mês.

A Secretaria de Estado de Saúde informou por sua vez que a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) frisa que a notificação de casos e óbitos é de responsabilidade dos municípios, e que, sendo observadas discrepâncias, a Subsecretaria entra em contato para solicitar a regularização da situação e, caso proceda, a correção nos canais oficiais. A SES reforça ainda que a doença é de notificação obrigatória e que as prefeituras precisam inserir os dados nos canais disponíveis já citados.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Anitta, Seu Jorge e Planet Hemp encerram Rock the Mountain 2024 com shows históricos em Itaipava

10ª Parada LGBTQIAPN+ de Maricá celebra diversidade e reforça luta por direitos

Maricá apresenta moeda social Mumbuca no G-20 Social no Rio

Macaé participa do U20 e destaca centralidade urbana no enfrentamento das mudanças climáticas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.