Pular para o conteúdo
Search

Búzios: Tucuns agoniza e pede socorro

Construções no alto da serra das Emerências, area do Parque Estadual da Costa do Sol. Fotos Filmers 9900
Construções no alto da serra das Emerências, area do Parque Estadual da Costa do Sol. Fotos Filmers 9900

De agosto à outubro Búzios foi varrida por uma série de focos de incêndios– alguns de grande proporção e periculosidade, e praticamente todos com origem em fator humano. Muitos deles  características que indicam  intenção criminosa para favorecer a ação da especulação imobiliária.

Fotos exclusivas, encomendadas por ambientalistas, para mapear as áreas queimadas – a  maioria em reservas e de parque ambiental, mostraram uma realidade ainda mais assustadora. Desmatamento, invasão de áreas protegidas por  lei, favelização, prédios em locais púbicos, casas com mais de dois andares – desrespeitando o Lei Orgânica do Município.

Ambientalistas afirmam que não há fiscalização e que curiosamente focos de incêndios foram próximos a area onde há projeto para a construção de um condomínio. Em alguns pontos da Serra pode-se observar que o bairro de Tucuns em breve se encontrará  com o de José Gonçalves, do outro lado da serra.

Em Búzios area verde do bairro Tucuns arde por todos os lados
Em Búzios bombeiros e voluntários contem mais um incêndio em Tucuns
Denúncia de que após incêndio estão aterrando e construindo em área de alagado em Búzios
Incêndio na APA do Paul Brasil em Búzios – Três focos nesta noite
Fogo no Aeroporto foi debelado com o heroísmo de ex-guarda-parques
Fogo próximo de tubulação de gás em Búzios assusta moradores e turistas

A Serra das Emerências 

Fotos Filmers 9900

Colinas e montanhas de exuberante vegetação na Reserva das Emerências em Buzios é forrada por vegetação de mata atlântica e habitat de espécies raras como o mico-leão dourado. Exemplares de Pau Brasil e outras arvores raras, tudo isso corre risco de desaparecer.

Local ideal para o eco-turismo, fatiada por trilhas que levam seus andarilhos pelos lugares mais inóspitos, explorando suas montanhas e encostas e proporcionando vistas alucinantes que dão a verdadeira noção da península, As Emerências vem perdendo sua cobertura verde ano a ano.

Parque Estadual da Costa do Sol

Fotos Filmers 9900

Criado por lei em 18 de abril de 2011, tem cerca de 9.840,90 hectares dividido em quatro setores, cada qual composto por uma ou mais áreas distintas, que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. São áreas segmentadas na Região dos Lagos que exercem um papel importante na proteção de ecossistemas, como sambaquis, dunas, restingas, lagoas e florestas. A Serra das Emêrencias é parte do Parque Estadual da Costa do Sol.

 

 

 

 

Texto jornalistico assinado. Para republicar citar autor e veiculo

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.