O tabagismo é um problema de saúde pública mundial, relacionado ao surgimento de mais de 50 doenças, como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade.
Em Armação dos Búzios, o tratamento para cessação do tabagismo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O acompanhamento é realizado por profissionais capacitados, com quatro encontros semanais, posteriormente quinzenais, além de grupos de manutenção que seguem assistidos por até um ano.
A coordenadora municipal do Programa de Combate ao Tabagismo, Gabriele Faria, reforça a importância de buscar ajuda:
“Se você deseja abandonar o cigarro e melhorar sua qualidade de vida, procure a Unidade de Saúde mais próxima e participe das sessões de cessação do tabagismo. O primeiro passo começa com você. A vida sem cigarro é muito melhor!”
Nesta semana, duas moradoras assistidas pela UBS do Arpoador receberam o certificado de conclusão do tratamento: Daisy Cristina de Almeida e Neide da Silva Souza.
Daisy contou que já havia tentado parar de fumar outras vezes, mas sem sucesso:
“O fumo realmente me fazia mal e o meu maior desejo era parar de fumar. Quando cheguei aqui na UBS, fui muito bem acolhida pela equipe. Acho fundamental procurar ajuda, porque grande parte dessa mudança vem da gente também. Foi uma vitória, mais do que uma vitória. Saber que busquei o melhor para mim e tive apoio nessa jornada é muito bom.”
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco é responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão no Brasil e representa um fator de risco importante para AVCs e infartos.
O tratamento é gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Prefeitura de Búzios, e está disponível para todos que desejam dar o passo decisivo para deixar o cigarro.