Na última terça-feira (25), a Secretaria de Segurança Pública em conjunto com DETRAN, PROEIS, ROMU CTT e motos da PM, realizou uma blitz no município de Búzios. A ação ocorreu das 14:30 da tarde às 18 horas da noite. Esta foi solicitação da Secretaria de Segurança Pública junto ao DETRAN e apoio das demais participantes. As blitzes paralisaram motocicletas que estavam em trânsito.
De acordo com a prefeitura, no dia 25 a ação ocorreu na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em frente ao DPO. Os resultados da operação foram: 112 Abordagens; 99 Autuações de Trânsito; 30 Encaminhamentos para posto de vistoria; Motos com licenciamento vencido: 20; Motos sem placa: 7; Condutores não habilitados: 9; Condutores sem capacete: 6; 0 CNH recolhidas; 02 infrações sobre “cano de descarga”; 08 infrações sobre “placas” e 00 CRLV recolhido.
Na última quarta-feira (26) também houve ação. Ela ocorreu das 08:30 às 11 horas da manhã. O local foi também na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, porém em frente ao número 400. Segundo informações recebidas, o saldo da operação foi: 123 Abordagens, 95 Autuações de Trânsito; 27 Encaminhamentos para posto de vistoria; Motos com licenciamento vencido: 27; Motos sem placa: 2; Condutores não habilitados: 15; Condutores sem capacete: 1; 0 CNH recolhidas; 06 infrações sobre “cano de descarga”; 10 infrações sobre “placas” e 00 CRLV recolhido.
Uma blitz significa uma operação relâmpago, uma fiscalização repentina empreendida por um grupo de policiais ou agentes de fiscalização a fim de inspecionar e interditar estabelecimentos ou apreender pessoas, veículos ou recolher papéis suspeitos de infringir as normas e a ordem pública. Essa é a primeira ação no município após os moradores reclamarem do excesso de motocicletas na cidade.
O objetivo de uma blitz policial é autuar possíveis motoristas que estejam comentando ou tenham alguma irregularidade. Eles irão basear toda a fiscalização no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A primeira solicitação do agente ao parar o seu veículo na blitz é checar os documentos de porte obrigatório.