Menu

Cidades

Búzios terá tradicional ‘Festa do Divino’

festa do divino

Em Armação dos Búzios a Festa do Divino esteve ligada por quase dois séculos, à Matriz de Nossa Senhora da Assunção, de Cabo Frio, a qual a cidade e a Capela pertenciam. Após a emancipação político-administrativa de Armação dos Búzios e à criação da Paróquia de Sant’Anna e de Santa Rita de Cássia, o povo de Armação dos Búzios não recebeu mais a Bandeira do Divino de Cabo Frio. Mesmo assim, a devoção ao Divino Espírito Santo, o amor e a saudade permaneceram no coração do povo mais antigo.

Para amenizar essa saudade, a cidade de Saquarema, que tem devoção tricentenária ao Divino Espírito Santo, anualmente visita à Senhora Sant’Anna com a sua Folia do Divino, trazendo alegria ao novenário da Padroeira de Armação dos Búzios e alimentando a devoção popular à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Este ano, a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, por meio de um coletivo criado na comunidade de Sant’Anna (festeiros do Divino e Sociedade Civil) realizará a primeira Festa do Divino Buziana, nos dias 06, 07, 08 e 09 de julho, na histórica Capela de Sant’Anna. O evento tem apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e comércio local.

A Festa do Divino Buziana, trará todo o glamour e tradição da Corte Imperial. A chegada do menino Imperador, a coroação, o cortejo pelas ruas da cidade, a soltura do preso, as danças, além da distribuição de doces. A festa vem sendo construída desde 2015, através de muita pesquisa, da escuta dos devotos de Sant’Anna, São Pedro, do Espirito Santo e da Sociedade Civil, com ajuda do ex-pároco de Búzios, padre Cosme Navarro, do pároco da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, padre Douglas, e do vigário paroquial, padre Lucas. Há três meses a Bandeira do Divino está visitando os moradores e comerciantes do município.

Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, em Armação dos Búzios, o Divino é honrado e festejado à beira do mar, ao som da viola e ao som das ondas que batem em seu vai e vem, ao pé da colina onde se localiza a histórica Capela de Sant’Anna, desde 1740.

“Hoje um novo ciclo se inicia em nossa vida paroquial, em nossa cidade, em nossa alma caiçara. É a volta da Bandeira do Divino. A volta dos preparativos, a celebração da festa em honra ao Espírito Santo de Deus. A festa é do povo caiçara, mas o Espírito Santo, como fonte de unidade que é, agrega a todos, proporcionando espírito de comunhão, união, colaboração e todos podem ajudar a realizar a grande festa. É uma festa religiosa carregada de símbolos, cores, significados que só o povo simples sabe explicar em sua devoção. Quero agradecer a todos que ajudaram e contribuíram para a realização desse grandioso evento de cultura e fé religiosa e que naturalmente será incluído no calendário anual de Eventos da cidade”, esclarece Romano.

A Festa do Divino popularizou-se e ganhou elementos e características em Portugal, no início do séc. XIV. A festa surgiu a partir das súplicas e lágrimas da rainha de Portugal, Dona Isabel, esposa do rei D. Diniz, que fez uma promessa ao Espírito Santo pedindo que a paz reinasse em seu país. A Rainha Dona Izabel, depois canonizada como Santa Isabel de Portugal, mandou construir a Igreja do Espírito Santo, em Alenquer, no ano de 1279.A comemoração do Divino integra o calendário cultural e religioso dos portugueses desde o século XIV. Essa tradição foi então trazida por eles para o Brasil, durante o período colonial do nosso país.

Breve será divulgado a programação completa do evento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ícone das artes brasileiras, Pereio, morre aos 83 Anos

Prefeitura de Cabo Frio cria campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Sal dá Jazz movimenta Praça da Matriz em São Pedro da Aldeia

Brasil é campeão da etapa do Global Tour na Barra de Maricá