Demonstrando grande interesse no tema reciclagem, a sociedade civil de Búzios lotou o auditório onde foi realizada a primeira reunião com a Prefeitura, para desenvolvimento de um projeto de coleta seletiva de lixo.
O debate inicial gerou a ideia de começar a coleta seletiva através de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e a comunidade buziana, com o recolhimento neste primeiro momento, na Praça da Rasa e na Praça Dona Dita (Ferradura). De acordo com o secretário Hamber Carvalho, um caminhão especialmente desenvolvido para este tipo de coleta, ficará à disposição da população nestes locais, em horário a ser determinado. O material recolhido será destinado à Coccare, cooperativa de catadores existente no bairro de São José.
Uma segunda reunião que será anunciada em breve, vai definir os horários do caminhão e debater a forma de se trazer de volta os Ecopontos, espaços próprios para o depósito do lixo a ser reciclado, que já funcionou em diversos locais da cidade com relativo sucesso.
O objetivo também é estender esta ideia para as escolas do município, intensificando a integração, trabalhando em conjunto o tema Educação Ambiental ligada à questão da coleta seletiva.
– Foi a sociedade civil quem provocou o início deste debate e apontou a necessidade de trabalharmos o lixo reciclável. Estamos acatando a ideia que surgiu dos moradores e tocando as ações em conjunto. A coleta seletiva só é possível com a participação da comunidade – finaliza Hamber.