Uma das carências na rede de municipal de Educação de Búzios, o déficit de vagas de creche poderá ser solucionado por meio de um chamamento público de instituições que realizem esse trabalho. O secretário de Educação, Rodrigo Ramalho, confirmou para a reportagem da Prensa que o prpcesso de chamamento n° 948/23 já foi aberto e começou a tramitar. A expectativa do secretário é que o edital seja publicado nos próximos dias.
“Acredito que o edital deve sair ainda essa semana, o processo estava até sexta-feira na Procuradoria para os ajustes finais’, explicou Ramalho.
O chamamento será aberto a todas as instituições que estejam regulamentadas, regularizadas e que prestem esse tipo de serviço educacional a crianças em idade de creche. Quem se adequar ao edital receberá um subsídio da Prefeitura de modo a prestar o serviço, para aumentar a oferta de vagas.
“Existem algumas etapas, como a publicação da comissão. Existe um grupo de trabalho de servidores que é uma comissão do processo de chamamento público”, detalha.
Uma das instituições que pretendem firmar parceria com o governo municipal é a tradicional Creche Barbara Wright, fundada em 1997 e pioneira nesse tipo atendimento de forma gratuita na região.
A unidade atendeu 60 crianças no ano passado e a expectativa é que esse número chegue a 100 em 2023. Voluntários da creche se reuniram recentemente com o secretário de Educação para discutir a possível parceria.
“Se conseguirmos chegar ao discutido até então com o Poder Público conseguiremos chegar a 100 crianças em 2023. Sempre apoiados nos pilares de Nossa Missão, que passa por oferecer um ensino de excelência, formando crianças criativas, éticas e conscientes, respeitando as diferenças e desenvolvendo os sentidos de cooperação e de responsabilidade social. Essa união de forças atenderá diretamente a demanda da cidade por mais vagas, em uma estrutura que atende com excelência a comunidade há mais de 20 anos”, publicou a voluntária Kiki Reis em suas redes, há alguns dias.