Após a visita de representantes do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, atuante na Região dos Lagos, que foram buscar esclarecimentos sobre postagens homofóbicas atribuídas ao secretário de educação de Búzios Carlos Roballo, a Prefeitura organizará um seminário para debater a LGBTfobia no município.
Para organizar o evento, o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Roballo, e o coordenador do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, Théo Silveira, se reuniram na última terça-feira (06) para abordar o tema.
Durante a conversa, os representantes comentaram episódios de intolerância na Região, como as postagens de cunho homofóbico na página pessoal do secretário Roballo, que segundo o mesmo, teve a conta invadida por hackers.
Ao Prensa, Théo comentou: “A importância desse seminário é tentar reduzir a LGBTfobia no âmbito escolar e fora dele em toda Baixada Litorânea. Acreditamos que o primeiro passo para a redução do preconceito e da discriminação é através da Educação.”, disse.
“Um Professor ou professora bem capacitado, assim como diretores e diretoras depois de capacitados só cometem LGBTfobia se realmente quiserem, se tiverem a cabeça totalmente fechada, fazendo valer apenas as suas convicções religiosas. Existem decretos e resoluções que garantem a dignidade humana, principalmente no espaço escolar.”, continuou Théo.
Ainda de acordo com Théo, um dos focos do seminário, é fazer das escolas municipais locais de acolhimento, compreensão e respeito às diferenças.
“Quando a tia da cozinha e o porteiro da escola, por exemplo, cometem episódios de preconceito, acredito que realmente seja por falta da informação. Nosso principal objetivo com esse seminário é fazer do ambiente escolar um lugar onde alunas, alunos e alunes se sintam acolhidos, independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero.”
O seminário pretende ainda promover debates sobre os direitos individuais, coletivos e difusos, além de construir ações para a consolidação da luta pela dignidade humana, com enfoque na população LGBT, atingindo diversos setores da sociedade.