Search

Búzios têm sete praias com balneabilidade reprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

Cidade turística que atrai visitantes do mundo todo enfrenta restrições nas praias, segundo o relatório de dezembro
búzios praia azeda

Faltando poucos dias para o início oficial do verão, uma das épocas mais aguardadas pelos turistas que escolhem Búzios como destino, o município enfrenta um alerta ambiental. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) divulgou um relatório apontando que sete praias da cidade estão impróprias para banho: Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Ferradura e Tartaruga. O boletim é do dia 13 de dezembro publicado no site do instituto.

A análise revelou a presença de coliformes fecais nas águas dessas praias, o que representa um risco à saúde de banhistas, podendo causar doenças. O órgão recomenda que turistas e moradores evitem nadar nas áreas indicadas como impróprias no boletim oficial.

O instituto realiza coletas duas vezes ao mês e ressalta que fatores como chuvas, poluição e descargas de esgoto influenciam diretamente na qualidade da água. Por isso, é essencial que moradores e turistas consultem os boletins atualizados no site oficial do órgão antes de se dirigirem às praias: www.inea.rj.gov.br.

Por meio de nota, a Prefeitura de Búzios informou que os resultados negativos refletem uma situação temporária, provocada pelas chuvas intensas que antecederam as coletas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a balneabilidade costuma se normalizar entre 24 e 48 horas após as chuvas. “As águas têm um processo natural de depuração, e realizaremos novas análises em dias de tempo estável para confirmar a recuperação das condições de banho”, explicou Evanildo Nascimento, secretário do Meio Ambiente.

O secretário também destacou que uma análise independente realizada pelo Laboratório Oceanus, antes do período chuvoso, apontou balneabilidade positiva em praias como Forno, Azeda, Tucuns, Tartaruga, João Fernandinho e José Gonçalves. Ele reafirmou que, ao longo do ano, as praias de Búzios apresentam, em geral, excelente qualidade para banho.

A Concessionária Prolagos, responsável pela coleta e tratamento de esgoto na região, informou por meio de nota que o sistema de esgotamento utilizado em Armação dos Búzios é misto, com o uso de rede separativa exclusiva para transporte de esgoto e captação das redes de drenagem para coleta em tempo seco. Quando há chuvas mais fortes, para que as cidades não alaguem, parte do material da drenagem é destinado ao corpo hídrico.

Em locais onde há rede separativa, os moradores devem promover a interligação do imóvel à rede pública disponível. Nas localidades onde não há rede de esgoto, o Código de Postura Municipal determina que os imóveis sejam ligados ao sistema próprio de fossa e filtro.

A empresa ressaltou ainda que durante o período citado, a Região dos Lagos foi atingida por fortes chuvas, que carregam para o corpo hídrico impurezas acumuladas em galerias pluviais, como lixo, detritos, inclusive contribuições clandestinas de esgoto de imóveis.

Como forma de conscientizar os moradores, nos últimos anos, a empresa tem apoiado o município no programa ‘Esgoto Zero’ de combate à ligações irregulares de esgoto.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Mostra Ubuntu promove ocupação cultural na periferia de Cabo Frio

Claro Verão Búzios 2025 encerra com shows de Maneva, Vitor Kley e Raimundos

Prefeitura de Búzios entrega mais de 200 títulos de propriedade em processo de regularização fundiária

Trecho da principal avenida de Búzios afunda novamente

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima