Búzios gerou 212 novas vagas de emprego com carteira assinada nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, segundo levantamento da Firjan, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número representa o terceiro melhor desempenho da Região dos Lagos, atrás apenas de Rio das Ostras (+703) e Araruama (+359).
De acordo com a análise da Firjan, o crescimento regional foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços, com destaque para áreas como Educação, Alimentos e Hotelaria. Em Búzios, esses segmentos tradicionalmente aquecem o mercado formal de trabalho, especialmente no primeiro trimestre, quando a cidade ainda recebe grande fluxo turístico e o calendário escolar é retomado.
Ainda segundo os dados divulgados pela entidade, a Região dos Lagos encerrou o primeiro bimestre com 1.787 novos postos de trabalho, mais que o dobro do mesmo período em 2024, quando foram geradas 849 vagas. Além de Búzios, outros municípios da região também registraram saldo positivo, como Cabo Frio (+167), Iguaba Grande (+145), Arraial do Cabo (+109) e São Pedro da Aldeia (+18). Silva Jardim foi o único com resultado negativo, com perda de 42 empregos.
O presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, destacou o desempenho da região e reforçou a necessidade de investimentos em formação profissional. “Os resultados mostram o potencial de mercado na Região dos Lagos. É preciso estar cada vez mais atento à formação de mão de obra qualificada”, afirmou.
Além de Serviços (+739), os setores de Construção (+388) e Indústria (+307) também contribuíram para o saldo positivo regional. Já Comércio e Agropecuária apresentaram retração no período.