Pular para o conteúdo
Search
pp

Racine Filho

dsc00376
Racine Filho é advogado e diretor do Procon Búzios

O Procon de Armação dos Búzios,que integra o sistema municipal e nacional de proteção e defesa do consumidor,(SNDC) está completando três anos de funcionamento* .É da sua competência fiscalizar as relações de consumo,nelas inseridas a prestação de serviço e a venda de produtos,como redes de atacado e varejo,comércio em geral, supermercados,bancos,internet,telefonia,serviços essenciais,bares e restaurantes,hotelaria,e inúmeros outros serviços, em obediência ao Código de Defesa do Consumidor. Tendo sido inaugurado em abril de 2014, o posto é conveniado com o estado do RJ, PROCON RJ, e gera todas as suas reclamações no sistema SINDEC do Ministério da Justiça o qual é interligado.Como qualquer órgão público, o Procon passou muitas etapas ,que vão desde a adequação de equipamentos até a parte legal que inclui várias providências, para o correto cumprimento do Decreto 2181/97 e da Lei 6007/11.O Coordenador do posto passou por treinamentos e capacitações, sempre tendo que se atualizar, e o posto continua avançando, com a implantação de programas e melhorias. Atualmente o PROCON atingiu a marca de 1.542 processos abertos, seja por conta de reclamações presenciais, de ofício ou oriundas de auto de infração, considerado um número expressivo, se levarmos em conta a população da cidade. No Município de Búzios, a maior parte das reclamações fica por conta do sexo feminino com 58,77% contra 41,23% do sexo masculino. Já no que diz respeito a faixa etária em primeiro está a de 41 a 50 anos, com 23,09% e em segundo de 51 a 60 anos, com 21,88%. Os serviços considerados essenciais são os que tem mais reclamações com 39,53% seguido do segmento de produtos com 31,09%. No Ranking das reclamações, os três primeiros lugares na presente data , são ocupados por segmentos de serviços essenciais , ou seja: Prestadora de telefonia com 9,73%  em primeiro lugar, concessionária de energia elétrica em segundo com 6,55% e em terceiro concessionária de águas de esgoto com 6,23%. O Coordenador do Posto , Dr. Racine , disse que embora hajam alterações  mensais no ranking , os serviços essenciais sempre ocupam o primeiro lugar , apenas alternando entre as prestadoras. O Procon fiscaliza as relações de consumo , por meio de operações de fiscalização , por meio de denúncias ou pelas reclamações presenciais.As compras na internet no segmento de produtos correspondem a terceira maior origem de processos,como meio de consumo, sendo que os estabelecimentos comerciais ficam na primeira posição com 65,83% ,as compras de produtos por telefone em segundo com 15,76% e pela internet 6,50% ocupando o terceiro lugar.Esses índices variam de acordo com os estados e com as cidades.

 Contatos do Procon Búzios: (22)  26236999 e 0800 0218011 / procon@buzios. rj. gov. br

Nota da Redação: Racine agora é colaborador fixo  do Prensa e irá tirar as principais dúvidas dos consumidores aqui no site.

 *Criado em 31 de abril de 2012 e inaugurado em cinco de abril de 2014,

 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!