O Instituto Roberto Costa, com sede em Petrópolis, expandiu suas atividades e implantou em Búzios o Curso de Pós-Graduação em Naturopatia-PICS (Práticas Integrativas Complementares em Saúde) no Espaço de Eventos do Búzios Espiritualidade, localizado no Caravelas Resort. O objetivo é atender a demanda da Região dos Lagos.
A primeira turma, iniciada no dia 21 de outubro com 25 participantes, é composta por enfermeiros, médicos, psicólogos, professores, pedagogos, advogados, analista de sistemas, jornalista, além de um grupo da rede de atenção básica de diversos municípios da região. As inscrições já estão abertas para novas turmas.
O curso
O curso é voltado para os multiprofissionais graduados que queiram se especializar e atuar na área, no SUS ou na rede particular. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi regulamentada pelo SUS através das portarias ministeriais nº 971 e nº 1600 (03.05.2006 / 17.07.2016). Ambas estimulam os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde, com base no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo a partir de atendimentos em acupuntura, homeopatia, fitoterapia, crenoterapia, florais, cromoterapia, yoga, reflexologia, medicina tradicional chinesa e medicina antroposófica.
Para o Dr. Carlos Lyrio, que também é coordenador da Pós-Graduação em Naturopatia da PICS – Faculdade Espírita do Paraná, “Essa primeira turma é um marco para o Instituto. Conseguimos reunir todas as vertentes do curso – a prática clínica, a natureza e a espiritualidade – em um ambiente de harmonia, paz e tranquilidade; é um espaço que oferece uma infraestrutura moderna para realizar o curso a nível internacional”. Essas circunstâncias abrem uma frente positiva de trabalho e de divulgação das práticas integrativas e complementares em toda a Região dos Lagos.
Aluna da primeira turma, Maria da Aparecida Conceição celebra a oportunidade de conhecer melhor os recursos da natureza: “- Tenho 66 anos. Aposentei-me recentemente como pedagoga da rede de ensino público de São Pedro da Aldeia. Ainda no ventre da minha mãe, recebi os benefícios dos passes magnéticos, água fluidificada, homeopáticos, visto serem meus pais dedicados estudiosos dessas terapêuticas. Cresci na zona da mata de Minas Gerais, junto à erva macaé, ao limão galego, ao capim limão e outras ervas, com banhos, chás e a mão santa da benzedeira sobre minha cabeça, E onde mais eu poderia estar neste momento, senão num espaço maravilhoso, a beira do mar, estudando Naturopatia que reúne todos os elementos que promoveram, em mim, saúde e equilíbrio?”
Para saber mais sobre o curso e novas turmas, é só acessar o site: http://www.ircn.org.br.