A cidade de Búzios enfrenta momentos difíceis após os fortes ventos e chuvas deste domingo (19). Moradores reclamam da falta de energia elétrica e demora para restabelecimento do serviço.
Neste domingo (19), o presidente da Câmara Municipal, o Vereador Rafael Aguiar, publicou um vídeo nas redes sociais expressando a preocupação e indignação diante da situação.
“Como vereador, é decepcionante ver a população de Búzios sofrendo devido aos erros recorrentes das concessionárias de energia elétrica e água,” disse Aguiar.
O vereador destacou que não permitirá que a cidade arque com as consequências dessas falhas e assumiu a responsabilidade em nome do povo, mesmo diante das limitações legislativas perante as concessões. Aguiar anunciou a intenção de abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Municipal para investigar os problemas persistentes, afirmando que não podem ser atribuídos apenas à falta de preparo ou incompetência.
“Pretendemos abrir uma CPI na Câmara para investigar esses problemas persistentes, pois não podem ser atribuídos apenas à falta de preparo ou incompetência. Essas questões afetam nosso município a cada verão, e é hora de buscar soluções efetivas,” declarou o vereador.
Ele pediu a colaboração dos moradores, solicitando o envio de protocolos, informações sobre eletrodomésticos que queimaram, locais sem água, entre outros, através do número (22) 9-9817-6682.
Em nota, a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Búzios, a Enel Distribuição Rio, afirmou que não há desarme significativo no momento na região, mas reconheceu uma elevação devido às chuvas e rajadas do último sábado (18/11). A empresa assegurou que está com sua estrutura triplicada para normalizar os clientes com maior tempo sem fornecimento.
A Enel também mencionou que criou uma célula de callback exclusiva para Búzios, visando ser mais assertiva possível nos atendimentos diante do aumento das reclamações. A empresa ressaltou que as queixas envolvem diversos motivos, como falta de fornecimento, solicitação de poda e oscilação de energia.