Menu

Cidades

Búzios sem acesso para o futuro planejado

Artigo de opinião de Octavio Raja Gabaglia
"É preciso proteger Búzios com uma nova alça viária", afirma Octavio
"É preciso proteger Búzios com uma nova alça viária", afirma Octavio

A notícia, que deveria mobilizar a população e autoridades de Búzios, foi publicada pela Prensa de Babel, e vale comentar. Na matéria ficamos sabendo que, mesmo com verba destinada por emenda parlamentar, projeto pouco avançou nos últimos meses.

Isso significa que se corre o risco de que uma alça viária, vindo a partir do bairro Maria Joaquina, passando pela Baía Formosa e saindo na estrada Búzios-Cabo Frio, de frente para a entrada do Caravelas, que torna viável a aplicação do Plano Diretor para um crescimento ordenado com mobilidade geral para o município, não se torne realidade.

O que espanta é que essa questão não esteja na pauta de prioridades do momento, e não só do Poder Público, mas de todos os setores do município. Por que?

Está alça é a única chance que temos de salvar Búzios do estrangulamento do trânsito unindo os bairros por meio de um crescimento planejado, e ainda devolver o bairro Rasa e adjacências a seus moradores, já que o trafego pesado passará ao largo daquela região que tem também potencial turístico pouco explorado e que pode ser revitalizada, por similaridade, devido os investimentos privados nas proximidades.

Esqueçam que eu participei do processo lá atrás traçando a linha (na verdade já bem definida pelo Plano Diretor). Essa estrada não pode ser tratada como um capricho a ser executado ou não. Ela é uma tabua de salvação para o presente de Búzios. Já que o futuro foi discutido há quase duas décadas atrás.

Octavio Raja Gabaglia, o Otavinho, é arquiteto e urbanista, autor da lei que limita as construções de Búzios em apenas dois andares 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Corrida Rústica Fest Verão 2023 - Crédito - LÉO BORGES

São Pedro da Aldeia reabre inscrições para corrida rústica nesta quinta (2)

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)