Entre os dias 20 e 23 de outubro acontecerá o 1° Festival de Filmes Ambientais no município de Armação do Búzios. O evento terá programação totalmente gratuita e contará com exibição de filmes e debates no Gran Cine Bardot, e em sessões fechadas nas escolas da rede pública municipal e estadual. VERde Búzios, como é chamado, é parte da Semana Lixo Zero 2022, evento que ocorre anualmente em todo o país, e acontecerá dentro da 2ª Semana Lixo Zero de Búzios.
De acordo com a organização do evento, o conceito Lixo Zero é “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
Segundo Tina Palma, produtora cultural, integrante do coletivo Lixo Zero RJ em Búzios e idealizadora do projeto, o coletivo é movido pelo desafio de divulgar e promover o Conceito Lixo Zero através de ações mobilizadoras, contribuindo com o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito ao meio ambiente. Palma acrescenta ainda a importância desse projeto acontecer em Búzios, tendo em vista sua visibilidade nacional e internacional. “Esse projeto deverá passar a fazer parte do calendário cultural da cidade, se repetindo nos próximos anos como acontece com o Festival de cinema de Búzios há vários anos”, conta.
O Coletivo Lixo Zero Búzios, criado em 2021, é uma união independente de voluntários, autônoma, sem fins lucrativos, não governamental e apartidária. O Coletivo colabora com as ações do ILZB – Instituto Lixo Zero Brasil que oferece apoio pedagógico ao coletivo. O ILZB representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.
A programação do evento foi produzida com a colaboração da Engenhoca Filmes e da Intermediart. “Montamos uma programação muito rica, que traz vários debates importantes para a cidade”, acrescenta a produtora. Ela afirma que todo esse movimento e esforço de conscientização, falando das dificuldades e trazendo soluções, é para transformar Búzios numa cidade Lixo Zero. A organização do evento criou uma “vaquinha on-line” para arrecadação de fundos. Palma explica que “essa produção é totalmente independente e a verba arrecadada será para viabilizar os custos do festival.
Acesse o site da arrecadação VERde Búzios 1º Festival de Filmes Ambientais de Búzios | Kickante
O principal objetivo do festival é informar, colaborar e inspirar pessoas a se conscientizarem da urgente necessidade de mudança de paradigmas e hábitos. Através de atividades de educação ambiental, debates e oficinas para promoção do conceito Lixo Zero.
A programação completa é publicada no Instagram @lixozero.buzios