Evento acontecerá de 20 a 22 de agosto em Baía Formosa
A cidade de Armação dos Búzios vai sediar nos dias 20, 21 e 22 de agosto o Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas. O evento é promovido pela Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ). A programação será na Escola Municipal Lidya Sherman, na Estrada da Rasa, no bairro Baia Formosa.
O evento contará com 120 representantes das comunidades remanescentes quilombolas do Estado do Rio de Janeiro, e vai discutir os desafios e avanços das comunidades, além das temáticas envolvendo território, saúde, educação e geração de renda. Segundo a líder comunitária do Quilombo Baía Formosa, Elizabeth Fernandes Teixeira, entre as atividades estão apresentação da Ciranda de Búzios, batizado de boneca, desfile e música. Ela ressalta que sediar esse evento este ano tem um significado muito especial para as duas comunidades quilombolas da cidade, pois o município acabou de perder Carivaldina Oliveira da Costa, a Tia Uia, aos 78 anos, vítima da Covid-19. Ela era matriarca do Quilombo da Rasa.
“Nós acabamos de perder a Tia Uia, que foi uma das pessoas que ajudaram a fundar a ACQUILERJ e sempre lutou pela causa quilombola. É uma forma de homenagear ela. Será um evento de muita comunhão, troca de conhecimento, confraternização. Todas as pessoas que vão vir já estão vacinadas com as duas doses da vacina contra à Covid-19, contou Elizabeth, que foi a primeira presidente do Quilombo de Baía Formosa.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.