Search
Degradê com CSS

Búzios sedia Congresso Internacional de Resíduos Sólidos

Com o tema “Práticas Sustentáveis Rumo a 2030”, o balneário receberá pesquisadores, representantes governamentais, estudantes, empresários, catadores e sociedade civil para debater sobre gestão de resíduos sólidos, economia circular, inovação e clima.
Congresso Internacional de Resíduos Sólidos_Búzios

A cidade de Búzios, conhecida pelas belezas naturais, será o cenário inspirador para a jornada em prol de um futuro mais sustentável. Entre os dias 24 e 27 de outubro, o município sediará o CIRS Búzios – 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios. O evento busca o aprimoramento da gestão de resíduos, que promove, além da preservação ambiental, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população.

Realizado pela Masterplan Engenharia Consultiva e Ambiental, com apoio de diversas instituições como Prefeitura de Búzios, Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, FAPERJ, UNESCO e Firjan, o CIRS Búzios almeja fomentar ações concretas nos próximos sete anos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS da Agenda 2030 da ONU.

De acordo com o Banco Mundial, que alertou sobre os desafios crescentes no relatório “What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050”, a produção global de resíduos sólidos está projetada para atingir a alarmante marca de 3.4 bilhões de toneladas anuais até 2050. Esse aumento exponencial representa uma ameaça real à saúde pública, ao meio ambiente e ao desenvolvimento econômico.

“São diversos os riscos associados à gestão inadequada de resíduos, que impactam diretamente os ecossistemas e a vida das pessoas. A queima inadequada de resíduos, por exemplo, gera poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde humana e a contaminação do solo e das águas também ameaça a qualidade de recursos naturais essenciais. Além disso, a poluição oceânica, causada em parte por resíduos sólidos mal gerenciados, coloca em risco a vida marinha e afeta o clima, questão urgente em nossa geração”, explica Ana Asti, Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro.

O CIRS Búzios surge como uma oportunidade para reunir profissionais engajados no propósito de encontrar soluções viáveis e eficazes para a questão dos resíduos sólidos.

CONGRESSO TERÁ ESPAÇO PARA ESTUDOS ACADÊMICOS

O congresso servirá ainda como plataforma para a divulgação dos estudos acadêmicos mais recentes na área, proporcionando uma visão aprofundada das tendências e tecnologias emergentes. A conexão entre instituições públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais, será fortemente incentivada, buscando criar parcerias que impulsionem a implementação de soluções eficazes.

Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do congresso clicando aqui.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios celebra a 10ª edição do Pride com dois dias de festa e representatividade

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!