Menu

Cidades

Búzios: Secretaria de Educação convoca membros do conselho municipal para primeira reunião

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O informe aconteceu por meio das redes sociais da pasta, sem ampla divulgação e sem o prazo mínimo de cinco dias de antecedência conforme cita a lei número 1.522/2019

Os membros do Conselho de Educação em Búzios receberam no sábado (6), por meio de uma rede social, informações sobre a primeira convocada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a nomeação dos conselheiros. O encontro será na terça (9), às 14h no Escola Municipal Vereador Emígdio Gonçalves Coutinho, no bairro Ferradura. O local é provisoriamente a sede da pasta.

Acesse aqui a convocação

Conselheiros questionaram dentro da publicação, divulgada apenas nas redes sociais da Secretaria, a maneira como os membros foram convocados, desobedecendo o rito previsto na lei número 1.522/2019. O documento prevê um prazo mínimo de cinco dias úteis para convocação e sem ampla divulgação. Além disso, a grande maioria solicitou que a reunião fosse transmitida ao vivo para que toda a comunidade escolar pudesse ter acesso às discussões dos conselheiros com a pasta.

Olivia Santos, conselheira e uma das fundadoras do Coletivo “Por Nossos Filhos”, comentou na publicação. “Em respeito ao princípios que regem a Administração Pública (Art. 37, caput da Constituição da República Federativa do Brasil) deveriam publicar/divulgar TAMBÉM o edital de convocação no Boletim Oficial do Município de Armação dos Búzios com data, horário, local, PAUTA e, em razão das restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, a possibilidade de transmissão da reunião do colegiado pela rede mundial de computadores (Internet). Os temas a serem discutidos são de INTERESSE PÚBLICO”.

A secretária executiva do Conselho, Rejane Francesconi, também comentou a publicação esclarecendo que segundo ela “não há nenhuma negação à transparência. Sou secretária executiva do CME e efetiva da rede sem nenhum comprometimento político, meu interesse é com a educação. Solicitarei aos conselheiros a formação de um site específico para o CME, bem como páginas próprias em redes sociais. Também solicitarei os meios para a transmissão online das sessões”, completou.

Sobre o Conselho Municipal de Búzios

As reuniões devem acontecer a cada 30 dias em sessões plenárias ou de Câmaras sendo convocadas pelo prefeito, gestor da educação ou mediante requerimento de no mínimo um quarto dos membros do conselho de educação.

O decreto publicado em 2019 pode ser encontrado pelo link: https://cutt.ly/0km9BV6

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios

Mais uma ação em Búzios para arrecadar medicamentos para desabrigados no Rio Grande do Sul