Pular para o conteúdo
Search

Búzios: Secretaria de Educação convoca membros do conselho municipal para primeira reunião

Imagem: Reprodução

O informe aconteceu por meio das redes sociais da pasta, sem ampla divulgação e sem o prazo mínimo de cinco dias de antecedência conforme cita a lei número 1.522/2019

Os membros do Conselho de Educação em Búzios receberam no sábado (6), por meio de uma rede social, informações sobre a primeira convocada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a nomeação dos conselheiros. O encontro será na terça (9), às 14h no Escola Municipal Vereador Emígdio Gonçalves Coutinho, no bairro Ferradura. O local é provisoriamente a sede da pasta.

Acesse aqui a convocação

Conselheiros questionaram dentro da publicação, divulgada apenas nas redes sociais da Secretaria, a maneira como os membros foram convocados, desobedecendo o rito previsto na lei número 1.522/2019. O documento prevê um prazo mínimo de cinco dias úteis para convocação e sem ampla divulgação. Além disso, a grande maioria solicitou que a reunião fosse transmitida ao vivo para que toda a comunidade escolar pudesse ter acesso às discussões dos conselheiros com a pasta.

Olivia Santos, conselheira e uma das fundadoras do Coletivo “Por Nossos Filhos”, comentou na publicação. “Em respeito ao princípios que regem a Administração Pública (Art. 37, caput da Constituição da República Federativa do Brasil) deveriam publicar/divulgar TAMBÉM o edital de convocação no Boletim Oficial do Município de Armação dos Búzios com data, horário, local, PAUTA e, em razão das restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, a possibilidade de transmissão da reunião do colegiado pela rede mundial de computadores (Internet). Os temas a serem discutidos são de INTERESSE PÚBLICO”.

A secretária executiva do Conselho, Rejane Francesconi, também comentou a publicação esclarecendo que segundo ela “não há nenhuma negação à transparência. Sou secretária executiva do CME e efetiva da rede sem nenhum comprometimento político, meu interesse é com a educação. Solicitarei aos conselheiros a formação de um site específico para o CME, bem como páginas próprias em redes sociais. Também solicitarei os meios para a transmissão online das sessões”, completou.

Sobre o Conselho Municipal de Búzios

As reuniões devem acontecer a cada 30 dias em sessões plenárias ou de Câmaras sendo convocadas pelo prefeito, gestor da educação ou mediante requerimento de no mínimo um quarto dos membros do conselho de educação.

O decreto publicado em 2019 pode ser encontrado pelo link: https://cutt.ly/0km9BV6

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Encontro Estadual de Secretários de Educação

Búzios amplia acesso ao futsal para crianças e adolescentes

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.