De 17 a 26 de julho, os buzianos comemoram os 281 anos da padroeira da cidade
Com a pandemia, a tradicional Festa de Sant’Anna precisou se reinventar. Diferente dos outros anos, quando eram realizados grandes shows e atividades para a família buziana, as celebrações dos 281 anos da padroeira da cidade serão mais contidas. Além das missas, o público poderá participar da alvorada, carreata e ainda concorrer a prêmios. A programação começa neste sábado (17) e segue até 26 de julho.
Em 2020, toda a programação foi virtual, mas, para este ano, a Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia e os Festeiros da Padroeira vão realizar o evento presencial. Com o início da vacinação no município e a queda no número de casos de contaminação do coronavírus, a organização decidiu realizar o evento, mantendo as medidas de prevenção à Covid-19, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Preocupados com o distanciamento, a equipe decidiu por não fazer a tradicional procissão, substituindo-a por uma carreata, que acontecerá no último dia do festejo. O evento tem apoio da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
Segue a programação abaixo:
Sábado, 20h – Abertura dos Festejos com a Santa Missa presidida pelo Padre Cosme e primeiro dia da Novena.
Domingo (18), às 19h – Santa Missa da Mãe Rainha presidida pelo Padre Ricardo Whyte e segundo dia da Novena
Segunda-feira (19), às 19 – Santa Missa presidida pelo Padre Cosmo e terceira Novena
Terça-feira (20), às 19h – Quarta Novena
Quarta-feira (21), às 19h – Quinta Novena
Quinta-feira (22), às 19h – Sexta Novena
Sexta-feira (23), às 19h – Santa Missa campal – 1° dia do Tríduo da Padroeira “Pelo fim da pandemia”, presidida pelo Padre Willians Mar e sétimo dia da Novena. A cantina estará aberta servindo comidas típicas.
Sábado (24), às 19 – Santa Missa campal, 2° dia do Tríduo Padroeira “Pelo fim da pandemia”, presidida pelo Padre João Gabriel e oitavo dia da Novena. A cantina da igreja estará aberta com comidas típicas.
Domingo (25), às 12h – Almoço da Padroeira. Às 14h30, terá um show de prêmios e encerrando o dia às 19h a última Novena e Santa Missa campal 3° dia do Tríduo da Padroeira “Pelo fim da pandemia”, presidida pelo Padre Júlio César. Cantina estará aberta com comidas típicas
Segunda-feira (26) – a programação inicia às 6h com a Alvorada, saindo do Centro de Búzios e repique de sinos. A partir das 10h, terá a Santa Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Dom José Francisco. Às 11h30, acontecerá o hasteamento das bandeiras com a presença de representantes do governo municipal e religiosas. Às 12h, será disponibilizado o almoço na cantina e às 16h30 a concentração na Capela de São José para a carreata em honra a Sant’Anna, e às 19h terá a Santa Missa presidida pelo Padre Cosme. Às 20h, a cantina estará aberta com comidas típicas e às 23h acontecerá o sorteio da rifa e anúncio dos novos festeiros. Para finalizar, a partir das 00h acontecerá a tradicional queima de fogos.
Sobre a capela de Sant’Anna
A construção da capela de Sant’Anna ocorreu em 1740. A imagem da santa chegou à antiga aldeia dos pescadores no momento em que a escassez de peixes e a aparição de doenças estava rondando a aldeia de pescadores. A história conta que a aparição da imagem de Sant’Anna aconteceu na Praia dos Marimbondos, onde atualmente é conhecida como Praia dos Ossos. A Santa se tornou símbolo de esperança para dias melhores.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.