A Prensa procurou entidades do setor turístico para saber a opinião deles sobre o possível aumento de visitantes na cidade
Búzios se prepara para o possível aumento na procura do balneário como destino turístico no feriado de carnaval, mesmo na pandemia. De acordo com informações recebidas pela Prensa, não confirmadas pela Prefeitura do município, será montada uma operação especial durante o feriado para receber visitantes. O governo municipal ainda não oficializou a dinâmica para o feriado e nem divulgou informações em relação ao ponto facultativo.
Segundo informações obtidas pela Prensa, a instituição intensificará medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos, praias, comércios e barreiras sanitárias da cidade.
A possibilidade do aumento de pessoas circulando no município por conta do Carnaval, divide a opinião da população buziana. A preocupação de muitos é com a propagação do novo coronavírus em Búzios, com a chegada de pessoas vindo de outros locais para passar o feriado na cidade. Por outro lado, o comércio se amina na esperança do aquecimento da economia neste período.
A Prensa procurou a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) e a Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), duas das maiores associações de classe do município, para saber o posicionamento delas com relação a esta questão.
A Associação Empresarial e Comercial de Búzios (ACEB), informou por meio de nota que desde o primeiro momento tem motivado os associados a seguirem as normas sanitárias previstas pelos protocolos de segurança. Informou ainda que acompanha de perto, por meio da diretoria da Associação, toda as discussões municipais sobre o tema. “Acreditamos que, se mantendo o rigor das barreiras sanitárias, como foi afirmado pela Prefeitura, e com a utilização do QRCode para controle de entrada de turistas, a cidade não terá uma ocupação acima do comum deste verão”, afirma a nota.
O presidente executivo do Búzios Convention & Visitors Bureau (BCVB), Angelo Waiser, afirmou:
“Posso dizer, como representante da entidade, que nós vamos apoiar todas as medidas que a Prefeitura adotar para poder controlar o contágio e para poder cuidar de nossos turistas e nossos colaboradores. Todas a medidas que a Prefeitura adotar, a gente vai acompanhar”, explicou o Presidente.
COVID-19 EM BÚZIOS
Segundo dados do boletim epidemiológico do município, 350 novos caso de Covid-19 em Búzios foram confirmados desde o início do ano (31 de dezembro de 2020 até 5 de fevereiro de 2021). A cidade registra um total de 3.046 casos confirmados nesta sexta-feira (5) e nas últimas 24 horas, teve um aumento de 11 novos casos.
Em Búzios, 30 pessoas morreram em decorrência do contágio pelo vírus. De acordo com o governo municipal, no mês de janeiro, 3.212 pessoas foram atendidas, deste total, 314 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. No mês de fevereiro foram 423 atendidos e destes, 36 estavam contaminados. Desde o início da pandemia, 9.235 casos foram descartados e 2.899 curados. Atualmente, 114 pessoas cumprem isolamento domiciliar. O Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse está com três leitos para tratamento da doença, ocupado.