A cidade do Rio de Janeiro sediou o evento LGBT+ Turismo Expo, nessa terça-feira (26), visando ampliar e capacitar o setor de turismo no atendimento ao público LGBT+. O evento contou com uma programação de workshops, networking e discussões com as principais players nacionais e internacionais. Por intermédio da RioTur, a Prefeitura do Rio de Janeiro, mostrou a cidade como destaque em um dos melhores destinos para viajantes desse público em mídias internacionais especializadas.
O evento aconteceu no Hotel Fairmont, em Copacabana, e Búzios teve representante: o organizador do “Pride Búzios”, Fernando Bertozzi, que, à convite do idealizador do evento, Alex Bernardes, participou do painel “Turismo LGBT+ em destinos pequenos”, onde falou das realizações que tem acontecido no balneário nos últimos anos.
“Vemos muitos municípios dizendo que tiveram 90% de ocupação. Mas Búzios é difícil e ao mesmo tempo fácil. Difícil por ser o município com a segunda maior rede hoteleira do estado do Rio de Janeiro e fácil pelas nossas belezas naturais,” frisou Fernando Bertozzi durante o painel que participou no evento.
Com charme e sofisticação, Búzios vem sendo uma cidade destaque no estado do Rio de Janeiro no segmento LGBT+. Nos dias 19 a 21 de agosto deste ano, acontecerá o “Pride Búzios”, evento que sediará a 7ª Parada do Orgulho LGBT+ de Búzios. Todas essas ações são frutos da atuação de Fernando Bertozzi, que acontece há nove anos. Búzios é o único município da região Costa do Sol que trabalha o foco na Política Pública de Turismo LGBTQIA+.
Essa foi a primeira vez que o evento aconteceu no estado do Rio de Janeiro, as outras cinco edições foram em São Paulo. O evento reuniu mais de 35 expositores e 50 marcas focadas em trabalhar com turistas desse mercado, com o objetivo de encontrar soluções e fomentar o turismo LGBT+ no Brasil e no mundo. Foram realizados treinamentos de destinos, produtos e serviços relacionados a este tema.
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o público LGBTQIAP+ responde por 15% de todo o valor do setor, cerca de R $150 bilhões em fluxos anuais. Como o Rio de Janeiro continua sendo um dos destinos mais cobiçados pelo público, a capacitação dos agentes e operadores de viagens proporcionada pela feira é vital para o turismo da cidade.