Competidores brasileiros de vela que foram as Olimpíadas de Tóquio treinaram na Praia de Manguinhos
Antes de participar das Olimpíadas de Tóquio, encerrada neste domingo (8), atletas brasileiros realizaram os seus treinamentos em Búzios. Das oito tripulações de vela que o Brasil levou para a competição, três fizeram boa parte da preparação nas águas da Praia de Manguinhos, no Búzios Vela Clube (BVC), e outra realizou treinamento independente.
Entre os nomes que treinaram na BVC estão: Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas na categoria RS:X feminino; Marco Grael e Gabriel Borges, na categoria RS:X masculino, que chegaram a ocupar a oitava posição, mas tiveram problemas e acabaram não terminando a prova final; e Henrique Haddad e Bruno Bethlem, que competiram na mesma categoria, regata da classe 470, e terminaram em 16º geral. Já a atleta Patrícia Freitas também treinou em Manguinhos de forma independente e ficou na 8ª colocação da vela RS:X.
“O BVC acolheu grandes nomes da vela que competiram nas Olimpíadas de Tóquio. Primeiro vieram a Martine Grael e Kahena Kunze que passaram parte da pandemia, talvez a parte mais importante do treinamento delas em Manguinhos. Ficaram com a gente boas semanas em 2020. Depois vieram os irmãos Grael, que ficaram praticamente morando no bairro. Henrique Haddad e Bruno Bethlem que também treinaram no balneário e trouxeram pessoas de outros estados para Búzios”, contou o organizador do Clube, Pedro Bulhões, conhecido como Chorão.