Búzios está mais triste esta manhã. Perdemos Ermil Jorge Mureb, o Mica, figura lendária buziana que sabia tudo o que se passava na cidade, no Brasil e no mundo. A qualquer hora do dia que se chegasse no ‘Mercadinho do Mica’, em Manguinhos, era certeza de que sairia de lá mais bem informado.
Os assuntos iam desde o esgoto na praia de Manguinhos até a economia de Trump. E o mais incrível é que o assunto não acabava com a gente, íamos embora e o assunto permanecia no próximo cliente e assim por diante. Sem esquecer da saudosa Pata,uma cachorra que não saía da porta do mercado. Era parte do visual.
Mica faz parte de uma Búzios que lembramos com saudades, de uma Búzios tranquila, pés descalços, poucos carros, nenhum mercado grande, nenhum ovo ou pão no verão. Momentos bons, ruins, de muito dinheiro, de recessão. Uma Búzios que não volta mas que está viva dentro de nós. E a perdemos um pouquinho a cada figura dessa que se vai.
“Mica era tão incrível. Das figuras míticas de Búzios. Um dos personagens que me ligavam a Buzios arcaica. Sustentava o mercado com preços justos em meio ao galope desenfreado dos grandes mercados. Sustentava Búzios antigo, nas conversas longas com os amigos clientes sem se preocupar com o tempo, enquanto a fila crescia atras. O tempo de Mica era outro. Búzios de Mica era outro.
Sabiamente, não se misturava. Mantinha distanciamento dos políticos e tinha visão crítica dos rumos que a cidade vinha tomando. Sempre reclamava dos impostos abusivos. Eu ria e refletia com ele.
Exercício de cidadania e resistência era comprar em seu mercado de estrutura pequena e familiar.
Não tinha uma vez que eu fosse lá e não perguntasse por minha mãe e meu irmão.Voa Mica e que seu voo seja feliz e cheio de histórias”, comentou Anna Roberta Mehdi, frequentadora assídua do mercadinho.
Segundo informações, Mica que tinha 69 anos, sofreu um AVC na última sexta-feira(16), e não resistiu às complicações, falecendo nessa madrugada de quinta(22). A família de Mica Mureb comunicou através das redes sociais o horário do velório e sepultamento, 12h as 16h na Capela de Sant’Anna nos Ossos.
O Prensa lamenta a morte de Mica, profundamente, e deseja aos familiares força e luz nesse momento. Sentiremos saudades.