Búzios, com sua beleza natural e estilo de vida único, torna-se o destino certo para atletas olímpicos e entusiastas de esportes. Por toda a cidade, observa-se a prática de diversas modalidades esportivas, conectando esporte e qualidade de vida de forma exemplar. Mas também, por conta de sua infraestrutura e localização privilegiada, no coração dessa transformação está o bairro planejado Aretê, que oferece uma infraestrutura de ponta, tornando o município um destino indispensável para atletas de alta performance. É a combinação de instalações modernas com a beleza natural de Búzios, formando o ambiente ideal para o treinamento e a preparação para competições de nível mundial.
O Clube Aretê, que serve aos moradores do bairro e também aos competidores, oferece instalações de alta qualidade para triatlo, ciclismo, mountain bike e beach tennis. O triatlo, um dos esportes mais desafiadores, encontra no local um ambiente perfeito para treinos e competições, com equipamentos modernos e uma piscina olímpica de 50 metros. O ciclismo também é uma estrela no bairro planejado, com uma pista de 8 quilômetros dedicada ao ciclismo de estrada, projetada com a ajuda técnica de Walter Tuche. As ruas internas da Ybirá, uma das regiões do lugar, cercadas pela exuberante natureza de Búzios, são ideais para caminhadas, corridas e trail run, proporcionando um cenário seguro e inspirador para os atletas.
O beach tennis não fica atrás, com 13 quadras dedicadas ao esporte, atraindo praticantes de todas as idades e níveis. As instalações do Clube Aretê já sediaram importantes competições e treinos, consolidando não apenas o bairro planejado, mas o município de Búzios como um polo para essa modalidade em ascensão.
Eventos de grande porte, como o XTerra Brazil e o Rei e Rainha do Mar, têm encontrado em Búzios o cenário perfeito. Atletas olímpicos como Henrique Avancini, o maior nome do ciclismo brasileiro, que em Tóquio ficou na 13ª posição, a melhor da história do Brasil, e Ana Marcela, atual campeã olímpica na maratona aquática, que esteve na sede Praia na conclusão da última edição do Rei e Rainha do Mar, em Búzios, e agora se prepara para os Jogos de Paris, treinam regularmente na cidade. A presença desses atletas de elite destaca a importância do balneário como um centro de treinamento de alto nível.
“A cidade de Búzios sempre foi muito atrativa para a realização de grandes eventos. Atletas do Rio e de outros estados gostam muito de viajar e competir no balneário. Com o Aretê, a cidade se tornou ainda mais atraente, justamente por oferecer conforto, segurança e ainda mais opções de equipamentos esportivos de ponta”, afirma Thiago Oliveira – CMO da Efffect Sport, Agência de conteúdo e curadoria do Clube Arete Buzios.
A conexão com os esportes náuticos é tradicionalmente um dos pontos fortes de Búzios. Martine Grael, campeã olímpica, escolheu o Aretê como seu refúgio, aproveitando os canais navegáveis que ligam o bairro ao mar. A Baía Formosa, com as praias de Manguinhos e Rasa, é considerada por diversos atletas como uma das melhores raias do mundo, por oferecer condições ideais para práticas como wing foil, windsurf, kitesurf e surf foil. O Campeonato Mundial de Nacra 17 foi a última grande competição da classe antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e Marina Arndt e João Siemsen, que vão representar o Brasil, têm no Aretê o cenário perfeito para seus treinos.
“Tenho o privilégio de treinar e competir na melhor raia do mundo, em Búzios. Com vento e temperatura agradáveis o ano inteiro, é um lugar especial. O Clube Aretê tem sido fundamental para nossa preparação, proporcionando uma estrutura incrível e uma vista maravilhosa, essencial para o esporte de alto rendimento. ”, contou João.