Menu

Cidades

Búzios: Sarau da Praça edição de 3 de Maio – em celebração aos trabalhadores e suas lutas

praca

 

A edição de Maio reafirma a importância da defesa dos direitos dos trabalhadores

 

O Sarau da Praça, evento realizado toda  primeira quarta-feira do Mês na Praça Santos Dumont, em Búzios,  terá os trabalhadores e o 1o de Maio como referência.

Frequentemente associado de forma equivocada ao “dia trabalho”, a data serve para lembrarmos a manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, Estados Unidos, em 1886, que teve como objetivo reivindicar a redução da jornada, para 8 horas diárias. A manifestação, fortemente reprimida pela polícia, resultou na morte de ao menos 20 manifestantes.

Nesta edição os organizadores convidam  os trabalhadores da cidade e suas associações de classe, como o Sindicato dos Servidores de Búzios (Asfab) e o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-Lagos), para participarem desse momento de poesia e reivindicação.

Para Luisa Barbosa, uma das idealizadoras do projeto, neste momento em que direitos fundamentais dos trabalhadores vem sendo postos em xeque, através da proposta de Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista, é fundamental não fecharmos os olhos para uma situação que afligirá principalmente a população mais pobre.

“Ao longa da história a poesia nunca ficou à margem dos acontecimentos da sociedade. Bertolt Brecht, Maiakovski, Vinicius de Moraes e Ferreira Gullar, ressaltaram em seus versos a luta e o cotidiano dos trabalhadores de todo mundo. Eles também estarão presentes através das suas poesias na Praça Santos Dumont, no próximo dia 3 de maio.”, disse a professora e doutora em filosofia.

 

CIDADE BIBLIOTECA

 

O Projeto Cidade Biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos de promoção da cultura, da leitura e do acesso ao conhecimento em Búzios.

P objetivo do projeto é que os livros estejam sempre ao alcance das mãos, seja na procura do ócio, na espera do café, do transporte público ou do pôr-do-sol. Os livros transformam o intelecto e a sensibilidade, fazem do mundo um lugar melhor.

O Cidade Biblioteca promove ações como saraus, clubes de leitura, contação de história, distribuição de livros pelos espaços públicos, empréstimo gratuito de livros no ponto de leitura na Feira Livre da Ferradura, Cine Biblioteca em parceria com o Búzios Cine Clube, Programa Minuto da Poesia no Estação 104 com Iva Maria, bicicloteca, biblioteca andante e outras atividades. Também apoia ações de divulgação do livro, da poesia e da leitura na cidade.

Além de participar das atividades que são abertas e gratuitas, a população pode ficar por dentro do que acontece e ser um colaborador do projeto através da página do Cidade Biblioteca no Facebook (www.facebook.com/cidadebiblioteca).

 

PRAÇA SANTOS DUMONT

No coração do centro buziano está a Praça Santos Dumont, uma mistura de charme e descontração. A Feirinha de Artesanato reúne artesãos vindos de todas as partes do mundo. Há pousadas, restaurantes, bares, supermercados e cafés que se reúnem em torno dela, além da tradicional boemia da cidade.

Na Praça Santos Dumont sempre são organizadas atividades ao ar livre como o Festival de Cinema, a Feira Literária e as apresentações públicas circenses do CircoLo Cultural.

 

SERVIÇO

O quê? Sarau da Praça – Edição Trabalhadores e Poesia

Quando? Sempre na primeira quarta-feira do mês – 3/maio

Hora? 19h às 21h

Onde? Na Praça Santos Dumont ( Búzios)

Valor? Entrada Franca

 

 

Mais informações? www.facebook.com/cidadebiblioteca

 

 

ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

 

(22) 98108-1065

 

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos