A edição de Maio reafirma a importância da defesa dos direitos dos trabalhadores
O Sarau da Praça, evento realizado toda primeira quarta-feira do Mês na Praça Santos Dumont, em Búzios, terá os trabalhadores e o 1o de Maio como referência.
Frequentemente associado de forma equivocada ao “dia trabalho”, a data serve para lembrarmos a manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, Estados Unidos, em 1886, que teve como objetivo reivindicar a redução da jornada, para 8 horas diárias. A manifestação, fortemente reprimida pela polícia, resultou na morte de ao menos 20 manifestantes.
Nesta edição os organizadores convidam os trabalhadores da cidade e suas associações de classe, como o Sindicato dos Servidores de Búzios (Asfab) e o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe-Lagos), para participarem desse momento de poesia e reivindicação.
Para Luisa Barbosa, uma das idealizadoras do projeto, neste momento em que direitos fundamentais dos trabalhadores vem sendo postos em xeque, através da proposta de Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista, é fundamental não fecharmos os olhos para uma situação que afligirá principalmente a população mais pobre.
“Ao longa da história a poesia nunca ficou à margem dos acontecimentos da sociedade. Bertolt Brecht, Maiakovski, Vinicius de Moraes e Ferreira Gullar, ressaltaram em seus versos a luta e o cotidiano dos trabalhadores de todo mundo. Eles também estarão presentes através das suas poesias na Praça Santos Dumont, no próximo dia 3 de maio.”, disse a professora e doutora em filosofia.
CIDADE BIBLIOTECA
O Projeto Cidade Biblioteca é uma iniciativa sem fins lucrativos de promoção da cultura, da leitura e do acesso ao conhecimento em Búzios.
P objetivo do projeto é que os livros estejam sempre ao alcance das mãos, seja na procura do ócio, na espera do café, do transporte público ou do pôr-do-sol. Os livros transformam o intelecto e a sensibilidade, fazem do mundo um lugar melhor.
O Cidade Biblioteca promove ações como saraus, clubes de leitura, contação de história, distribuição de livros pelos espaços públicos, empréstimo gratuito de livros no ponto de leitura na Feira Livre da Ferradura, Cine Biblioteca em parceria com o Búzios Cine Clube, Programa Minuto da Poesia no Estação 104 com Iva Maria, bicicloteca, biblioteca andante e outras atividades. Também apoia ações de divulgação do livro, da poesia e da leitura na cidade.
Além de participar das atividades que são abertas e gratuitas, a população pode ficar por dentro do que acontece e ser um colaborador do projeto através da página do Cidade Biblioteca no Facebook (www.facebook.com/cidadebiblioteca).
PRAÇA SANTOS DUMONT
No coração do centro buziano está a Praça Santos Dumont, uma mistura de charme e descontração. A Feirinha de Artesanato reúne artesãos vindos de todas as partes do mundo. Há pousadas, restaurantes, bares, supermercados e cafés que se reúnem em torno dela, além da tradicional boemia da cidade.
Na Praça Santos Dumont sempre são organizadas atividades ao ar livre como o Festival de Cinema, a Feira Literária e as apresentações públicas circenses do CircoLo Cultural.
SERVIÇO
O quê? Sarau da Praça – Edição Trabalhadores e Poesia
Quando? Sempre na primeira quarta-feira do mês – 3/maio
Hora? 19h às 21h
Onde? Na Praça Santos Dumont ( Búzios)
Valor? Entrada Franca
Mais informações? www.facebook.com/cidadebiblioteca
ENTREVISTAS E OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
(22) 98108-1065