A Secretaria de Serviços Públicos de Búzios iniciou, na manhã desta quinta-feira (17), a remoção dos quebra-molas instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na RJ 102, em região conhecida como Madeireira, proximidades à Faetec, na principal via de acesso à cidade.
Os dispositivos, implantados recentemente sem envolvimento da Prefeitura, provocaram grande lentidão e reclamações de motoristas durante a semana. Diante do transtorno, o prefeito Alexandre Martins determinou a retirada imediata das lombadas.
A Prefeitura informou que o município não foi consultado sobre a instalação dos quebra-molas e que a decisão de removê-los visa restabelecer a fluidez do tráfego na região. A medida ocorre em meio a um debate mais amplo sobre a necessidade de um plano de mobilidade urbana para Búzios, diante do aumento do fluxo de veículos e da falta de padronização em intervenções viárias executadas por diferentes órgãos.
Segundo nota enviada pelo setor de Comunicação do governo municipal, “A medida está sendo adotada em razão dos transtornos relatados por moradores e motoristas, que vinham enfrentando dificuldades de mobilidade e lentidão no tráfego desde a instalação dos redutores de velocidade. Considerando o aumento expressivo no fluxo de veículos durante os períodos festivos — como Réveillon, Natal e Carnaval —, a Prefeitura optou pela retirada preventiva dos dispositivos, a fim de garantir melhor fluidez e segurança no trânsito, especialmente em épocas de grande movimentação turística”.