Pular para o conteúdo
Search

Búzios registra mais de 100 atendimentos durante ação do ‘mamógrafo móvel’

O mutirão realizado pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, no bairro Rasa, atendeu 120 mulheres por dia na primeira semana e continua até o dia 21

Uma parceria entre a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Mulher e do Idoso, com o Governo do Estado, realiza, desde o dia 11, um mutirão de exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e outras ultrassonografias, na Praça Tia Uia (Inefi), bairro Rasa. Na primeira semana, atendendo 120 mulheres por dia, foram 480 exames realizados. Diante da procura, o atendimento foi prorrogado até este sábado (21), e para a realização do exame, a partir das 8h, as pacientes devem levar um documento oficial de identidade e o pedido médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com essa iniciativa, como explica a secretária Daniela Guimarães, reforça-se o diagnóstico precoce de doenças comuns às mulheres, em especial, o câncer de mama.

“Cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que estão relacionadas às nossas vidas. É a garantia da qualidade de vida, a felicidade, o bem-estar e a liberdade de todas nós”, reforça a secretária.

A unidade tem capacidade de realizar diariamente 60 exames de cada especialidade. Os exames duram, aproximadamente, 20 minutos, e os resultados de ultrassom são disponibilizados imediatamente. Já os laudos das mamografias são entregues pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde posteriormente.

“O município já disponibiliza com sucesso esses exames na rede, o que mostra a preocupação da atual gestão com a saúde da mulher. Mas iniciativas como essa têm o grau de importância de servir também como um incentivo a mais mulheres a procurarem esses procedimentos, realizando mutirão”, comemora Leônidas Heringer, secretário municipal de Saúde.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.