Pular para o conteúdo
Search

Búzios receberá com homenagens o biólogo Janis Roze

Reconhecido mundialmente e precursor dos estudos na mata atlântica do balneário, o cientista será homenageado pela Prefeitura; receberá da Câmara o título de cidadão buziano; dará palestras; e lançará um livro baseado no estudo feito por catalogar 500 árvores de pau-brasil no município  

Por iniciativa do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), com apoio do Búzios Espiritualidade, a partir desta quinta-feira (11), Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebe a visita pública do renomado biólogo letão-americano, Dr. Janis Arnolds Roze. O cientista, hoje com 95 anos, tem uma história pessoal incrível, além de toda a sua importância como pesquisador e ativista da causa ambiental. Janis será homenageado no município e fará uma série de atividades públicas, desde plantio de árvores nativas, recebimento do título de cidadão de Búzios, lançamento de livro comemorativo, palestra com estudantes e convidados, gravação de participação em série para TV e Internet, e até palestras sobre espiritualidade e expansão de consciência.

Hugo Iurcovich, presidente do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Dr. Janis Roze. Foto: arquivo pessoal.

Na quinta-feira (11) haverá coletiva de imprensa, às 11h, com Janis no Espaço Cultural Zanine, no centro de Búzios, seguido de um ato simbólico de plantio de mudas de pau-brasil com estudantes da Escola Paulo Freire, seguido de uma roda de conversa com os estudantes e professores sobre sua vida e a relação do ser-humano com o meio ambiente. A iniciativa é da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura, para, como comenta o secretário da pasta Romano Lorenze: “recepcionar o cientista que retorna à cidade é como forma de colaborar com o conhecimento das novas gerações sobre seu trabalho e legado para o mundo, em especial, sua passagem e atuação por Búzios”.

Na sexta-feira (12), quando se comemora o aniversário político-administrativo de Búzios, a Câmara de Vereadores, por indicação do vereador Gugu de Nair, homenageará Janis Roze com o título de Cidadão Buziano, honraria concedida a pessoas não nascidas no município e que prestaram serviços notórios ao balneário ou que tenham alguma ligação direta com a cidade.

A partir de segunda-feira (15), participará na Praia das Caravelas, da gravação do episódio de uma série documental para TV e Internet. Janis, é um expoente conhecido de uma corrente de pensadores que não separa a ciência da experiência espiritual. Na quarta-feira (18), no Centro de Meditação da Praia das Caravelas, realizará palestras sobre o tema e guiará uma meditação.

No sábado (20), no Gran Cine Bardot, o cientista fará uma exposição pública sobre sua trajetória até chegar a Búzios, comentará o estudo do pau-brasil realizado na floresta das Caravelas e serão entregues alguns exemplares do livro com estudo aos participantes. Oficialmente será disponibilizado gratuitamente em PDF no site na página do IEBMA e no site do buziosespiritualidadefilms.com , que já disponibiliza documentários realizados por Janis e Hugo para canais de TV de vários países e agora pode ser visto gratuitamente, entre os temas estão o estudo sobre os chamados “Rios Genéticos”.

Programação completa:

Quinta – 11/11 – Coletiva de Imprensa / Plantio Árvores de Pau Brasil com alunos da rede pública, seguido de roda de conversa

Local: Espaço Cultural Zanine, Estrada da Usina Velha, centro.

 Horário: 11h

Sexta – 12/11: Entrega do Título de Cidadão Buziano

 Local: Hotel Atlântico Búzios, Estrada da Usina Velha, nº 294 – Morro do Humaitá

Horário: 18h

Quanta – 18/11 Palestra e meditação      

Local: no Centro de Meditação do Búzios Espiritualidade, Praia das Caravelas (próximo ao Hotel Apa Pau Brasil)

Horário: 18h –  vagas limitadas – agendamento pelo WhatsApp  (22) 9.9836-2330

Sábado 20/11: Apresentação do Livro “Búzios Pau Brasil” –resultado dos estudos de Janis e Amanda Bernal na Floresta das Caravelas, em Búzios, com vídeo.

Local: Gran Cine Bardot, Travessa dos Pescadores, centro.

 Horário: 18h

Biografia Janis Roze

Nascido na Letônia, na Europa, Janis Arnolds Roze, aos 16 anos, teve de deixar seu país levado pelos Nazistas para a Alemanha, onde viveu em campos de trabalhos forçados e mantinha o ânimo de seus compatriotas contando histórias que estimulavam a “esperança para além do que os olhos podiam ver”, em suas próprias palavras. Ao fim da guerra não conseguiu mais encontrar seus familiares e partiu em um navio que iria para as Américas, aportou na Venezuela. Neste país estudou biologia, tornando-se um dos principais profissionais de lá. Colaborou com a fundação da Universidade de Biologia de Caracas. Especialista em serpentes, foi convidado pela Universidade de Nova York para lecionar, com isso foi morar nos Estados Unidos. Depois tornou-se o diretor do ensino de biologia nesta instituição.

Pesquisadores catalogando árvores de pau-brasil no município na década de 90. Foto arquivo pessoal.

Também foi pesquisador do Museu de História Natural de Nova York, e diretor do Centro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Ciência da Organização das Nações Unidas (ONU). Chegou a Búzios na década de 1990, se encantou pelo lugar, em especial pela área da Praia das Caravelas, onde tem uma pequena casa, e onde dedica voluntariamente 8 anos de seu trabalho para a proteção da natureza e catalogação de cerca de 500 árvores de pau-brasil, entre jovens e adultas. Teve apoio de pesquisadores brasileiros e de diversas outras partes do mundo. O estudo foi custeado por ele mesmo em parceria com o Instituto Búzios Mata Atlântica (IEBMA), que fundou em 1996 junto com Hugo Iurcovich, morador do local.

A área de mais de 10 mil hectares de mata atlântica, onde realizou seus estudos, é desde 2002, por decreto estadual, uma Unidade de Preservação Ambiental (APA do Pau Brasil).  Após os estudos iniciais da década de 1990, Janis retornou aos estudos de 2003 a 2016 e fechou o material completo sobre a natureza do local, que agora será disponibilizado gratuitamente ao público.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.