Pular para o conteúdo
Search

Búzios recebe verbas para criação de Centro de Controle de Zoonoses

Imagem Reprodução da Internet
Foto G1

A cidade de Armação dos Búzios recebeu, através de emenda parlamentar, a verba necessária para a construção do primeiro Centro de Controle de Zoonoses municipal.

No dia 26 de Dezembro, o Vereador João Carlos dos Anjos, o Dom, conseguiu o recurso de  R$ 1.100.000, um milhão e cem mil reais, por intermédio do deputado federal Walney Rocha (Patriotas), que serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde.

O Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ, nada mais é do que uma unidade de saúde pública que tem a função de prevenir e controlar as doenças transmitidas pelos animais ao seres humanos, promovendo ações de vigilância sanitária e epidemiológica dos animais, principalmente aqueles que se encontram em situação de risco e podem se tornar os agentes transmissores.

Há também no CCZ a preocupação com o controle populacional dos animais domésticos, como cães e gatos, realizando campanhas de vacinação e esterilização cirúrgica, a castração. O CCZ contribui ainda com campanhas informativas e de conscientização de toda a sociedade, promovendo ações educativas e em parceria com órgãos governamentais.

O que são as zoonoses?
Mariana Monserrat, auxiliar de veterinária e representante do PSOL Búzios explica que zoonoses são doenças que afetam animais e podem contagiar seres humanos, já que alguma delas podem apresentar risco apenas aos animais: “Zoonoses são doenças infecciosas dos animais que podem ser transmitidas ao ser humano, ou repassadas entre eles mesmos. Um exemplo é a dengue, transmitida do mosquito ao homem, a doença de Lyme, a febre maculosa, que vem do carrapato, a esporotricose que é transmitida pelo gato, a raiva ou a lectospirose”.

Cada zoonose tem a sua forma de transmissão específica, podendo contaminar através de fezes, pelos, patas, saliva, urina ou picaduras, sendo a higiene e o saneamento básico  fundamentais para evitá-las: “Quando se higieniza um cachorro, ele passa a ter menos carrapatos, que são parasitas, também menos pulgas, diminuindo a probabilidade de contaminação, por isso a importância da criação de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade” define Mariana.

“Aqui em Búzios temos muitos casos de esporotricose e sarna, sem citar os focos de dengue que se proliferam nas águas paradas. A castração também é uma demanda importante pra cidade, precisamos de uma atenção do governo quanto a isso, e não só por controle populacional, mas por questões de saúde do próprio animal. A castração reduz em até 90% a probabilidade do animal adquirir um câncer nos órgãos reprodutores” continua.

Outra demanda na cidade, tão solicitada pelas entidades protetoras de animais é a criação de um canil capaz de abrigar os animais de rua que perambulam pelas vias do município, passando necessidades, doentes e por vezes atropelados: “Precisamos urgentemente da criação de um canil. Pela região, o mais próximo é em Tamoios, Cabo Frio. Não temos um setor que cuide dos animais de rua na cidade” revela Mariana.

Nesta quinta-feira (17), atendendo num consultório veterinário, Mariana foi mordida na mão por um gato e saiu à procura de vacina antirrábica, que não encontrou nem em Búzios nem em Cabo Frio, e agora se encontra à procura da mesma nos centros de vacinação particulares. “Não tivemos uma campanha de vacinação contra a raiva, pelo menos não em todos os bairros, como é adequado, porque temos animais soltos pela cidade inteira. Não deixa de ser, no meu ponto de vista, negligência com os animais de Búzios, eles sofrem e  ainda podem contaminar a todos” conclui Mariana.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.