A cidade de Armação dos Búzios recebeu, através de emenda parlamentar, a verba necessária para a construção do primeiro Centro de Controle de Zoonoses municipal.
No dia 26 de Dezembro, o Vereador João Carlos dos Anjos, o Dom, conseguiu o recurso de R$ 1.100.000, um milhão e cem mil reais, por intermédio do deputado federal Walney Rocha (Patriotas), que serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde.
O Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ, nada mais é do que uma unidade de saúde pública que tem a função de prevenir e controlar as doenças transmitidas pelos animais ao seres humanos, promovendo ações de vigilância sanitária e epidemiológica dos animais, principalmente aqueles que se encontram em situação de risco e podem se tornar os agentes transmissores.
Há também no CCZ a preocupação com o controle populacional dos animais domésticos, como cães e gatos, realizando campanhas de vacinação e esterilização cirúrgica, a castração. O CCZ contribui ainda com campanhas informativas e de conscientização de toda a sociedade, promovendo ações educativas e em parceria com órgãos governamentais.
O que são as zoonoses?
Mariana Monserrat, auxiliar de veterinária e representante do PSOL Búzios explica que zoonoses são doenças que afetam animais e podem contagiar seres humanos, já que alguma delas podem apresentar risco apenas aos animais: “Zoonoses são doenças infecciosas dos animais que podem ser transmitidas ao ser humano, ou repassadas entre eles mesmos. Um exemplo é a dengue, transmitida do mosquito ao homem, a doença de Lyme, a febre maculosa, que vem do carrapato, a esporotricose que é transmitida pelo gato, a raiva ou a lectospirose”.
Cada zoonose tem a sua forma de transmissão específica, podendo contaminar através de fezes, pelos, patas, saliva, urina ou picaduras, sendo a higiene e o saneamento básico fundamentais para evitá-las: “Quando se higieniza um cachorro, ele passa a ter menos carrapatos, que são parasitas, também menos pulgas, diminuindo a probabilidade de contaminação, por isso a importância da criação de um Centro de Controle de Zoonoses na cidade” define Mariana.
“Aqui em Búzios temos muitos casos de esporotricose e sarna, sem citar os focos de dengue que se proliferam nas águas paradas. A castração também é uma demanda importante pra cidade, precisamos de uma atenção do governo quanto a isso, e não só por controle populacional, mas por questões de saúde do próprio animal. A castração reduz em até 90% a probabilidade do animal adquirir um câncer nos órgãos reprodutores” continua.
Outra demanda na cidade, tão solicitada pelas entidades protetoras de animais é a criação de um canil capaz de abrigar os animais de rua que perambulam pelas vias do município, passando necessidades, doentes e por vezes atropelados: “Precisamos urgentemente da criação de um canil. Pela região, o mais próximo é em Tamoios, Cabo Frio. Não temos um setor que cuide dos animais de rua na cidade” revela Mariana.
Nesta quinta-feira (17), atendendo num consultório veterinário, Mariana foi mordida na mão por um gato e saiu à procura de vacina antirrábica, que não encontrou nem em Búzios nem em Cabo Frio, e agora se encontra à procura da mesma nos centros de vacinação particulares. “Não tivemos uma campanha de vacinação contra a raiva, pelo menos não em todos os bairros, como é adequado, porque temos animais soltos pela cidade inteira. Não deixa de ser, no meu ponto de vista, negligência com os animais de Búzios, eles sofrem e ainda podem contaminar a todos” conclui Mariana.