Pular para o conteúdo
Search

Búzios recebe operação ‘energia legal’ da Enel

Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e aproximar serviços dos clientes, com atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações sobre consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica;

A Enel Distribuição Rio realiza, até sexta-feira (27), a operação Energia Legal em Búzios. A força-tarefa, formada por equipes de inspeção com o apoio da Polícia Civil, estará em ação para fiscalizar e retirar ligações clandestinas no município. Além disso, a distribuidora vai oferecer uma série de serviços durante a operação: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.   

Equipe de agentes da Enel / foto divulgação

Durante a operação, os moradores de Búzios também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento que estará nesta terça-feira (24), na Praça Tia Uia, no bairro Rasa, em todos os locais de 8h30 às 17h. Na quarta-feira (25), a Praça de São José recebe o ponto volante. Na quinta-feira (26), é a vez do bairro Cem Braças e fechando a semana, na sexta-feira (27), o atendimento ocorre na Ferradura, na Praça Dona Dita.

A companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes de Búzios poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Praça Dona Dita, no bairro Ferradura até quinta-feira (26) às 12h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio acontece no mesmo local, dia 26, às 17h. 

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (27), das 9h às 12h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.  

Em 36 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 16.358 clientes, sendo 15.068 em residências e 1.290 em estabelecimentos comerciais nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.   

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.  

Quem adota a prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo ser fatais.  

Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/, ou o aplicativo Enel Rio ou a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.      

Sobre a Enel Distribuição Rio   

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.    

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.