A Enel Distribuição Rio realiza, até sexta-feira (27), a operação Energia Legal em Búzios. A força-tarefa, formada por equipes de inspeção com o apoio da Polícia Civil, estará em ação para fiscalizar e retirar ligações clandestinas no município. Além disso, a distribuidora vai oferecer uma série de serviços durante a operação: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Durante a operação, os moradores de Búzios também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento que estará nesta terça-feira (24), na Praça Tia Uia, no bairro Rasa, em todos os locais de 8h30 às 17h. Na quarta-feira (25), a Praça de São José recebe o ponto volante. Na quinta-feira (26), é a vez do bairro Cem Braças e fechando a semana, na sexta-feira (27), o atendimento ocorre na Ferradura, na Praça Dona Dita.
A companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes de Búzios poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Praça Dona Dita, no bairro Ferradura até quinta-feira (26) às 12h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio acontece no mesmo local, dia 26, às 17h.
Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (27), das 9h às 12h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.
Em 36 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 16.358 clientes, sendo 15.068 em residências e 1.290 em estabelecimentos comerciais nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Quem adota a prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo ser fatais.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/, ou o aplicativo Enel Rio ou a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.