Pular para o conteúdo
Search

Búzios recebe o Cruzeiro Preziosa nesta terça (30)

Imagem: Matheus Coutinho

Chegada de mais um navio ascende a preocupação se os turistas poderão descer por mais tempo e aproveitar o balneário

O município de Búzios recebe mais um navio de cruzeiro nesta terça-feira (30). De acordo com o cronograma de escala divulgado pela Prefeitura, é o Preziosa, da Cia MSC, que retorna a cidade, previsto para atracar a partir das 14h. Mas a chegada de mais um navio da empresa ao balneário gera questionamentos quanto ao tempo de permanência dos passageiros em terra. Será que eles irão poder ficar mais tempo para aproveitar a cidade e consumir no comércio local, ou será igual das outras vezes quando foram cerceados a ficar apenas 1 hora na cidade?
 
Essa polêmica começou há uns 15 dias quando uma turista publicou um vídeo reclamando do pouco tempo para aproveitar a cidade. O navio, segundo a empresa, era fretado. A MSC disse que “nas escalas foi preciso um tempo maior para que as autoridades sanitárias fizessem as análises necessárias e autorizassem o desembarque dos hóspedes”.

A notícia pegou o setor de turismo de surpresa e começou-se uma verdadeira corrida para saber de quem partiu essa determinação. À época, o município disse que não tem interesse em limitar esse tempo, até porque sabe da importância para fomentar a economia local, e que faria contato com os órgãos competentes para aumentar o período do desembarque. Em nota, nesta segunda-feira (29), a Prefeitura informou que a empresa MSC respondeu ao município informando que “iria fazer o possível para verificar e intermediar o diálogo” com a empresa que faz o fretamento.
 
O município chegou a levantar a hipótese da autorização ter partido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por sua vez informou que não existe determinação específica do órgão neste sentido. Diante dessas informações divergentes quem sofre é o comércio local que tanto aguarda os turistas como esperança para emplacar a retomada econômica do município.

“O setor de turismo receptivo é o maior prejudicado, pois as pessoas não têm tempo para fazer passeios, curtir praia. Cria-se uma expectativa, a gente contrata funcionários extras para poder atender uma demanda que a gente já conhece e no final do dia amarga um prejuízo”, comentou a empresária Carine. 

O comentário na cidade é que possa existir uma espécie de “boicote” das empresas que fazem o fretamento do navio da MSC para que o consumo seja realizado dentro da embarcação. A Prensa questionou a MSC sobre esse burburinho, mas a empresa se ateve a reafirmar que os cruzeiros do navio MSC Preziosa eram fretados e não respondeu a esse questionamento em específico. Também foi pedido o nome da empresa para apuração, mas não foi divulgado.
 
Os prejuízos são para todos os setores que veem nesses turistas uma oportunidade de melhorar as vendas, como ocorre todos os anos, e neste ainda é mais aguardado devido à crise provocada pela Covid-19. Os restaurantes são abastecidos, as lojas repõem estoques e o município perde de fazer a economia girar.
 
O navio chega ao balneário nesta terça é o último da Cia MSC. O município tem previsão de receber cruzeiros até 18 de abril de 2022. Para o mês de dezembro, o balneário recebe dois navios da Costa Fascinosa:  dia 20 e 27 de dezembro. Em janeiro as escalas são para os dias 5, 13, 21 e 29. Todos os cruzeiros são da companhia Costa Cruzeiros. Em fevereiro, as escalas serão para os dias 6, 14 e 22; em março tem navio dia 2, 10, 16 e 28; e em abril tem dias 9 e 15, encerrando a temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.