A cidade de Búzios recebe nos dias 1,2 e 3 de setembro o 8º ‘Circuito Arte Búzios’ que vai reunir artistas de Búzios e do estado, além de Minas, São Paulo e países como Argentina, Portugal e Itália. Os trabalhos serão expostos pela cidade nas ruas, praças, ateliês e galerias em uma programação intensa que promete encher o balneário de arte. Ao todo 160 inscritos no circuito receberão a camiseta símbolo do evento, que sinaliza e possibilita aos visitantes a interação durante as atividades, e produzirão arte ao ar livre.
As obras podem ser visitas com antecedência em um Catálogo Virtual disponibilizado pelos organizadores do evento – CLIQUE AQUI.
O objetivo é integrar artistas e o público divulgando a arte em suas mais variadas expressões e dando visibilidade ao segmento turístico e cultural da região. Segundo os organizadores, são esperadas mais de duas mil pessoas, entre visitantes e artistas, participando das atividades. A expectativa é que o comércio local e os meios de hospedagens sejam aquecidos com o evento que atrai público específico todos os anos a Búzios.
Nesta edição a inovação é na forma de exposição das obras que serão disponibilizadas em mais de cem painéis ao longo da Rua das Pedras. Os trabalhos, estarão expostos em canvas, uma espécie de tela de algodão, muito utilizada ultimamente por artistas ao redor do mundo, poderão ser adquiridos no local.E serão acompanhadas de performances artísticas do grupo de alunos do Parque Lage e por uma banda de jazz acerca da apresentação.
Os trabalhos tridimensionais, como as produzidas em cerâmica e esculturas, estarão disponíveis para visitação na Galeria-Atelier Flory Menezes (Rua das Pedras 168, Centro), sede do evento.
O circuito terá atividades na Orla Bardot, Rua das Pedras e na Praça Santos Dumont, no Centro, onde será montado um palco e um DJ animará a exposição de dez artistas que apresentarão as suas obras. Além disso, nos dois locais haverá, de forma gratuita, com pintura corporal, estátua viva, caricaturas gratuitas e apresentações musicais, de ballet com a Escola de Dança Odília Cuiabano de Búzios e da Escola Infantil de Violinos e Sopros de São João da Barra e Casimiro de Abreu.
O Circolo Social fará intervenções ao longo dos três dias de atividades e na abertura do evento.
Serão oferecidas no sábado e domingo, em tendas na Praça Santos Dumont, 16 oficinas gratuitas para as idades, que incluem pintura, cerâmica, fotografia, dedoches, fibras de bananeira, entre outras. Quatro oficinas de criatividade serão realizadas no mesmo local, sendo duas delas oferecidas em parceria com o Sebrae.
Além disso, uma oficina de inclusão para adultos e crianças será disponibilizada pelo artista inclusivo Jeffersom Maia que representa o Instituto de Pintores com a Boca e pela artista inclusa, Aline Souza pela ONG ADPT21. O artista plástico inclusivo, Ezequiel Simas, morador de Búzios, também terá suas obras expostas na tenda da inclusão.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas antecipadamente pelo WhatsApp nos telefones (22) 998743602 ou (21) 999834178 com as organizadoras Luciana Fajardo e Flory Menezes. As vagas são limitadas.
A programação completa pode ser acessada com locais, dias e horários no link – CLIQUE AQUI.