De quinta-feira (26) a domingo (29), Búzios se tornará o cenário de um evento que promete ampliar o conhecimento sobre questões ambientais que impactam a qualidade de vida local e global. O 2º Festival de Filmes Ambientais de Búzios, também conhecido como VERde Búzios, é uma iniciativa que faz parte da Semana Lixo Zero, organizada pelo coletivo Lixo Zero Búzios. Este festival acontecerá simultaneamente em 10 cidades, quatro estados do Brasil e dois paises.
Ao longo dos quatro dias do festival, estão previstas exibições de filmes, seguidas de rodas de conversa. Além disso, haverá oficinas culturais e programação infantil, todas com foco na temática ambiental. O objetivo do evento é informar, colaborar e inspirar as pessoas a tomar consciência da urgente necessidade de mudança de paradigmas e hábitos em relação ao meio ambiente.
O coletivo Lixo Zero Búzios, uma união independente de voluntários, sem fins lucrativos, não governamental e apartidária, é o organizador desse evento. Eles colaboram com o ILZB – Instituto Lixo Zero Brasil, que oferece apoio pedagógico. O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, um movimento internacional de organizações que promovem o conceito e os princípios do Lixo Zero em todo o mundo.
A programação completa, com os horários e locais das exibições, pode ser encontrada no Instagram @lixozero.buzios.
Programação de Filmes:
26/10 (quinta):
18h: Cinema na Praça da Ferradura (Bibliocine na Praça da Ferradura) com apresentação do Coletivo Lixo Zero e exibição de A Catadora de Gente.
20h: Abertura do Festival no Congresso CIRS Búzios (Hotel Atlântico) com a apresentação do festival e exibição de Lixo Vivo, seguida de uma roda de conversa com Ed Bastos.
27/10 (sexta):
18h30: Cinema na Praça (Infantil) no Quilombo da Baía Formosa com a exibição de Felícia e os Super Resíduos do Bem.
19h: Cinema na Praça no Quilombo da Baía Formosa com a exibição de Alexandrina, Quando Bento era são, As Minervinas e o Caruá, seguida de uma roda de conversa com a presença dos diretores Clementino Junior (Quando Bento era são) e Mona Lima (As Minervinas e o Caruá).
28/10 (sábado):
18h30: Cinema na Praça (Infantil) em Tucuns com a exibição de Felícia e os Super Resíduos do Bem.
19h: Cinema na Praça em Tucuns com a exibição de Oceanos de Plástico, seguida de uma roda de conversa.
29/10 (domingo):
15h: Cinema (Infantil) no Espaço Zanine com a exibição de O Lorax: em busca da Trúfula Perdida.
16h: Cinema no Espaço Zanine com a exibição de O Canto do Rio e Da luta ao Luto (presença do diretor Rafael Costa), seguida de uma roda de conversa com Aline Fernandes, autora do Ebook “Uma Vida Lixo Zero”.
Além das exibições, também estão programadas oficinas e palestras sobre compostagem, moda sustentável e conscientização sobre reciclagem.
Programação de Eventos:
28/10 (sábado):
10h às 12h: Visitação Guiada ao Viveiro do Aretê com doação de mudas nativas.
14h às 18h: Varal Solidário e Palestra de Moda Sustentável com Mara Débora no Espaço Zanine.
16h: Contação de História e Teatro de Fantoches Infantil com Boitatá de Búzios no Espaço Zanine.
29/10 (domingo):
17h30: Festa de Encerramento com show de música de Agustina Brito e Pichu Moyano, seguida de uma Festa da Primavera com Não tem água na Moringa (venda de comida e bebida no local, com foco em sustentabilidade).
Programação nas escolas:
26/10 (quinta)
9h: CINE ESCOLA – E.M. Lydia Sherman: Exibição – Syorybots Porque devemos reciclar + Oficina de arte
14h: CINE ESCOLA – E.M. Lydia Sherman: Exibição Compostagem, porque não? + Oficina de compostagem com Maria Mariano
27/10 (sexta)
9h CINE ESCOLA – E.M. João José de Carvalho: Exibição – Pergunte aos Syorybots: Porque as pessoas tem que reciclar? + Oficina de arte
14h: CINE ESCOLA – E.M. João José de Carvalho: Exibição Compostagem, porque não? + Oficina de compostagem com Mariana Lacombe