Dois dias de evento, 68 embarcações participaram, 100 velejadores presentes, dias ensolarados, com ventos médios e fortes. “Tudo contribuiu para o sucesso do evento, foi sensacional “, comemora o Secretário de Esporte da cidade de Armação dos Búzios, Gugu Braga.
De acordo com Secretário, a cidade recebeu cerca de 1500 visitantes durante os dias do Festival. Desde o ano passado que ele, juntamente com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), o Búzios Vela Clube (BVC), aSecretaria de Turismo e o Vereador Gugu de Nair, tentam realizar o festival. Agora que conseguiram, o objetivo é trazer outros eventos náuticos de importância para o balneário, como Búzios Salling Week e eventos que envolvam Iates de grande porte. Assim, conseguem atrair visitantes com poder aquisitivo mais alto e movimentar a economia da cidade. “Queremos que Búzios se torne a capital de Vela do Brasil”, concluiu Gugu Braga.
No total, foram 12 classes de disputa, Wingfoil, Hobie CAT 16, Hobie CAT 14, Hobie CAT wave, Dingue, Ilha, Daysailer, Optmist,Flash 165, Batera Búzios, Windsurf open e Bico de Proa. Velejadores notáveis e experientes participaram do evento, dentre eles, o atleta olímpico Ricardo Winicki, o Bimba, que possui 4 finais de Olimpíadas no currículo, o representante Brasileiro em competições internacionais de Windsurf, Albert Carvalho e a atleta e atriz Paula Newlands, velejadora e campeã de sul-americana de Windsurf, na classe Wing.
De cordo com o atleta Ricardo Winicki, Búzios é um dos principais locais da prática da Vela no mundo, pela condição climática variada que possibilita ao atleta que treina no mar da cidade uma experiência completa. E para ele, esse é o motivo que faz com que, cada vez mais, pessoas venham visitar o local pela prática do esporte. ” Fui atleta Olímpico há 25 anos de Windsurf, participei de 5 Olimpíadas e vivo a vela há muitas gerações, por isso, reconheço o excelente trabalho que fizeram para a realização desse evento”, conclui Bimba.