Búzios se prepara para uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde mental e bem-estar durante o mês de janeiro, conhecido como “Janeiro Branco”. A campanha, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, será aberta nesta sexta-feira (12) com uma experiência única de prática de yoga e meditação ao nascer do sol na tranquila praia do canto direito de Geribá, a partir das 6h
A iniciativa é liderada pela educadora física, instrutora de yoga e thetahealer, Josi Paz, moradora de Búzios há dois anos. A programação conta com uma variedade de atividades, incluindo aulas de yoga, alongamento e meditação, proporcionando aos participantes uma oportunidade de se reconectar consigo mesmos e promover o equilíbrio emocional.
O primeiro encontro, intitulado “Movimentando as Emoções”, combinará posturas de yoga, alongamento e bioenergética, seguido por uma meditação de Thetahealing, uma técnica terapêutica energética que permite a reprogramação de questões internas. A atividade terá uma duração média de 40 minutos e será realizada no canto direito de Geribá, com o nascer do sol como pano de fundo.
As atividades continuam na segunda-feira (15), com aulas de yoga e meditação thetahealing no píer de Manguinhos, no Porto da Barra, também às 6h da manhã. Importante ressaltar que as práticas são acessíveis a todos, independentemente da experiência prévia.
Ao longo do mês, estão previstas rodas de conversa e outras atividades físicas, com a programação sendo divulgada gradualmente no perfil @josipaz.ser nas redes sociais. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, sendo incentivado o apoio de hotéis, pousadas e comércios locais para a realização de mais ações.
Josi Paz, idealizadora e realizadora do evento, destaca a importância de abordar a saúde mental e emocional, especialmente considerando a própria jornada de transição de carreira e busca pelo bem-estar. Após nove anos de trabalho em uma rede multinacional de resorts, sentiu a necessidade de priorizar sua saúde mental e física. Depois disso, inspirada por toda experiência pessoal, Josi decidiu dedicar-se ao projeto “Habitar o Ser”, oferecendo aulas de yoga e práticas terapêuticas as terças e quintas, às 8h, no Instituto Golden Prana.