Pular para o conteúdo
Search

Búzios realiza testes rápidos para a detecção de covid-19 em todas as UBS

Secretaria de Saúde orienta que munícipes só procurem as unidades para os testes após 3 dias de sintomas

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta os munícipes que, a partir desta terça-feira (22), em caso de sintomas, persistentes por três dias, como coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço, dor no corpo e febre, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside para a realização do teste rápido de antígeno (TR-Ag) para a detecção da covid-19.

Com exceção das UBS Lilson M de Souza, em Cem Braças, Olavo da Costa, na Vila Verde, e Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), que realizam o teste das 8h às 17h, as demais são das 15h as 17h.

“Nas UBS realizaremos a triagem do público, priorizando o atendimento das pessoas sintomáticas. A partir daí, podemos realizar os exames, respeitando a capacidade de atendimento. Caso haja uma maior demanda, o agendamento do teste será realizado na própria unidade de saúde. Para evitar aglomerações e facilitar o atendimento é muito importante que a população procure a UBS do bairro onde reside se após sintomas persistirem por três dias”, explica e reforça a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Patrícia Paixão.

Hospital Municipal

No Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) as pessoas em situação de internação e acompanhantes serão testadas para evitar a contaminação por Covid-19 de pacientes com outras morbidades. Pessoas com insuficiência respiratórias leve atendidas na urgência do HMRP serão avaliados pelo médico de plantão que poderá orientar o paciente a procurar a UBS do bairro onde mora para realização do teste.

O município segue vacinando

No entanto, se por um lado o teste rápido ajuda a quebrar a transmissão, com o paciente devidamente isolado, manter o esquema vacinal em dia aumenta a imunidade contra a covid-19. O município segue vacinando UBS. Basta que o munícipe, no dia da semana especificado, vá até a UBS do bairro onde mora com cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

A aplicação da segunda dose de reforço, a chamada 4ª dose, para imunização está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. Pessoas imunosuprimidas com 18 anos ou mais, que tomaram a 4ª dose ao menos há quatro meses, já podem procurar pela 5ª dose.

Escala vacinação por UBS

• Terça: José Gonçalves, João de Souza dos Anjos (Arpoador/Cruzeiro)
• Quarta: Lilson M de Souza (Cem Braças), Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa), Dr° Paulo Acherman (Ferradura), Clinica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)
• Quinta: Benildo Motta (São José), Gregório A de Oliveira (Capão), Francisco Haroldo Ceravolo (Brava)
• Sexta: Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)

Horários

Com exceção das UBS Lilson M de Souza, em Cem Braças, Olavo da Costa, na Vila Verde, e Antônio Elesbão dos Santos (Rasa), que, por conta do programa de horário estendido, é de 8h às 19h, as demais Unidades realizam a vacinação das 8h as 15h.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Anitta, Seu Jorge e Planet Hemp encerram Rock the Mountain 2024 com shows históricos em Itaipava

10ª Parada LGBTQIAPN+ de Maricá celebra diversidade e reforça luta por direitos

Maricá apresenta moeda social Mumbuca no G-20 Social no Rio

Macaé participa do U20 e destaca centralidade urbana no enfrentamento das mudanças climáticas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.