Começou o cadastramento oficial dos pescadores artesanais que atuam em Búzios. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Pesca, visa atualizar a base de dados da categoria e fortalecer o planejamento de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro local.
O procedimento é para os pescadores profissionais artesanais, marisqueiras, caiçaras e aposentados que ainda exercem a atividade de forma ativa. O cadastro será realizado até o dia 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Pesca, localizada na Travessa dos Pescadores, nº 111, no Centro.
A partir desta quarta-feira (30) inicia o cadastramento itinerante em bairros com forte tradição pesqueira. As equipes da secretaria vão percorrer os locais para realizar os atendimentos descentralizados, facilitando o acesso ao serviço.
A participação no cadastro exige a entrega completa de documentos, como carteira do Registro Geral da Pesca (RGP), carteira da Colônia Z-23, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência recente, foto 3×4, e declaração de que o profissional não possui outras fontes de renda. Também é necessário apresentar comprovante de atividade junto ao Ministério da Pesca. Após a validação, será emitido um comprovante com validade de um ano.
Confira o calendário do atendimento itinerante, das 9h às 16h, com exceção de Baía Formosa, que terá horário reduzido:
30/07 – Mercado do Pescador
02/08 – Baía Formosa (quadra em frente à UBS), das 9h às 12h
04/08 – José Gonçalves (campo)
06/08 – Tucuns (praça do campo de areia)
11/08 – Cem Braças (Praça Zé Paraíba)
13/08 – Manguinhos (quadra do Nicomedes)
18/08 – Rasa (Praça do INEFI)
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2350-6068 ou pelo e-mail [email protected].