Na manhã desta quinta-feira (11), em Búzios, na região dos Lagos do Rio, um jacaré machucado foi recolhido por um taxista na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, na entrada do bairro da Ferradura, e levado para Praça Santos Dumont, no centro da cidade (há informações, ainda não apuradas, de que o o jacaré teria sido atropelado na Marina e abandonado na entrada da Ferradura antes de ser levado para a praça).
De acordo com uma protetora de animais da cidade, o taxista viu o animal machucado na beira da rua e o recolheu para ajuda-lo. Ligou para a protetora que afirma que, por sua vez, fez contato com a Secretaria de Meio Ambiente e a ONG IAPAS – sediada em São Pedro da Aldeia. Ambas as instituições se prontificaram de imediato, ainda de acordo com a protetora, a irem até o local. Mas um rapaz (foto) teria chegado antes e, de acordo com populares, levou o jacaré afirmando que iria come-lo. Outros afirmam que ele teria soltado o animal em uma lagoa. O jacaré estava com a pata quebrada e, de acordo com ambientalistas, não sobrevirá na natureza sem antes ter atendimento veterinário.
O secretário de meio ambiente, Cassio Cunha, relatou que recebeu o chamado da protetora por pouco antes das 8h, e que prontamente enviou uma equipe. Chegando no local já receberam a informação de que um homem havia levado o animal. Ainda de acordo com Cassio, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente seguiu pelo caminho da Orla Bardot na tentativa de alcança-lo, mas até o momento ele não foi encontrado.
Há a expectativa de que as câmeras do sistema de monitoramento da cidade tenham captado todo o ocorrido e que possa ajuda na elucidação do caso.
Matéria produzida pela equipe do Prensa de Babel. Citar a fonte em republicações.