A Prefeitura de Búzios, realizou nesta quarta-feira (15), o III Seminário Abolição da Escravatura na Câmara Municipal de Armação dos Búzios. O evento contou com a participação de professores, estudantes, comunidades quilombolas e ONGs, proporcionando um espaço de reflexão sobre o papel do povo negro na sociedade brasileira.
O seminário, que teve como foco principal a discussão sobre a importância da reparação da igualdade étnica e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras, contou com a presença de diversos representantes da comunidade buziana. O professor Bruno Rodrigues, Coordenador de Pluralidade Cultural, apresentou as Práticas de Pluralidade Cultural na Rede Municipal, ressaltando a contribuição dos povos tradicionais na construção da identidade local e no currículo escolar.
Entre os palestrantes, estiveram presentes o professor Acioli Gonçalves da Silva Junior, Luiz Guilherme Scaldaferri e Marta da Costa, esta última também representante da comunidade Quilombola da Rasa. Além disso, a representante da comunidade tradicional de matriz africana, Etemy Sirlei d’Iemanjá, destacou o papel fundamental da mulher negra no período pós-abolição. O Dr. Guilherme Teixeira, Advogado Criminalista (OAB-Cabo Frio), trouxe reflexões sobre a realidade e os desafios enfrentados pela população negra no sistema judiciário brasileiro.
Segundo a Prefeitura, todas as iniciativas da SEMED, que englobam seminários, aulas de campo, formações e visitas aos quilombos, têm como objetivo valorizar a cultura do povo negro, promovendo uma compreensão mais ampla e fomentando um sentimento de pertencimento ao espaço entre educadores e educandos.